Terça-feira, 6 maio 2025
 
Facebook

Circuito Sesc de Artes terá artes visuais, cinema, literatura, teatro, circo, dança e música

Ilha Solteira - Ilha Solteira terá, mais uma vez, uma grande maratona de eventos culturais com a realização da edição 2017 do Circuito Sesc de Artes. Serão cerca de cinco horas de atrações ininterruptas, contemplando diversas modalidades artísticas, como artes visuais, cinema, dança, literatura, circo, teatro e música. O Circuito Sesc de Artes em Ilha Solteira acontece no dia 12 de maio, a partir das 17 horas na Praça dos Paiaguás, e é uma realização do Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Artes visuais, cinema e literatura serão contempladas pelo Gabinete de Curiosidades e Habilidades que, inspirado pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que apresentavam toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, trará à Ilha Solteira uma série de atividades. Uma delas é “Composição Musical com Tinta”, com Vitor Moreira, no qual os participantes farão uma “música pintada”, onde o participante desenha e os sons surgem pela ligação entre pontos da lousa. Outra atração será “Curta(s) Chaplin”, com a exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos. E mais: em “Palavra + Imagem”, a Cia Circo de Trapo trará um acervo de livros ilustrados, que será oferecido por uma dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

O Circuito Sesc de Artes terá ainda a presença da Cia Bando de Palhaços, do Rio de Janeiro – RJ, que trará o espetáculo “Rio do Samba ao Funk”. Os primeiros sambas de sucesso, marchinhas de Carnaval e funks de diferentes fases desfilam por este cortejo cênico-musical em que palhaços homenageiam dois universos cariocas: o do samba e o do funk. A apresentação é pontuada por transmissões de rádio que situam o contexto social e cultural de cada composição. Outro espetáculo é “O Canto das Mulheres do Asfalto”, uma encenação de Georgette Fadel que leva as atrizes e os atores para cima de árvores. De lá eles entoam cantos, alternando-se em muitos personagens e dando voz a diversas mulheres – mães e filhas, santas, prostitutas, velhas e moças. Sua desesperança se traduz em uma recusa a parir mais filhos, negando um futuro.

Já o Núcleo Artístico Confraria dos Ventos e a Companhia Soniquete Arte Flamenca trazem o espetáculo “Nosso Flamenco”, que põe em diálogo o flamenco e a dança brasileira, numa mediação realizada pela dança contemporânea. Musicalmente, essa conversa se evidencia no repertório e na formação do grupo, com sanfona, do lado brasileiro, e a guitarra e percussão, do lado flamenco. E haverá ainda o espetáculo “Fuá”, com o Grupo de Pífanos Flautins Matuá, que traz danças e ritmos brasileiros tradicionais, como o frevo, o cavalo marinho, o maracatu, o xote, o baião e o coco.

Sobre o Circuito Sesc de Artes

A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.