Ópera “Madame Butterfly” será apresentada em Ilha Solteira
Ilha Solteira - O espetáculo “Madame Butterfly – A Ópera Contada e Cantada”, da Companhia de Ópera Curta, será apresentado gratuitamente em Ilha Solteira. A apresentação acontecerá na quinta-feira, dia 16 de junho, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura Rachel Dossi, com classificação de 12 anos. Trata-se de uma atração do Programa de Circulação de Óperas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura.
A ópera “Madame Butterfly - A Ópera Contada e Cantada” é baseada na ópera homônima – “Madama Butterfly” – de Giacomo Puccini (1858 – 1924). Na versão original, Cio-Cio San (Madama Butterfly) matou-se segundos antes de Pinkerton, em desespero alucinado, gritar seu nome ao chegar à sua casa em Nagasaki, para onde fora determinado a acolher seu filho e da jovem japonesa, levando-o para os Estados Unidos.
O espetáculo adaptado se passa entre os anos 1904 e 1928, e conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que foi levado para a América e como lhe foi contada a trágica história de sua mãe anos mais tarde. As circunstâncias levaram Butterfly a viver um longo período de privações.
Nesta montagem, a Companhia de Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro. A concepção do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi. O responsável pela direção musical, assim como pela adaptação das partituras originais é o maestro Luís Gustavo Petri.
O objetivo do Programa de Circulação de Óperas é apresentar espetáculos na linguagem da ópera para pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao gênero. A interiorização do projeto permite o fomento, a formação e a difusão da cultura, ampliando o acesso a atividades artísticas de excelência.
Retirada de ingressos
Para assistir ao espetáculo “Madame Butterfly – A Ópera Contada e Cantada”, será necessário retirar ingresso antecipadamente. Os ingressos começarão a ser distribuídos na segunda-feira, dia 13, em horário comercial, na Casa da Cultura Rachel Dossi, e são gratuitos.