Terça-feira, 6 maio 2025
 
Facebook

Projeto Memória.com inicia oficina de fotografia

Ilha Solteira - Na próxima quinta-feira, 14, o projeto Memória.com dá início à oficina de fotografia. A ação, que acontecerá na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, reunirá alunos da Escola Estadual Arno Hausser que vivem nos Bairros Bela Vista e Jardim Novo Horizonte. O Projeto Memória.com é uma ação cultural fruto de uma parceria entre os coletivos Ponto Jovem e Sopro de Memória, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira), da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

A oficina de fotografia será ministrada pelos jornalistas Ana Terra Bandeira e André Santana. Seu objetivo é fazer com que os participantes conheçam alguns princípios básicos de composição visual aplicada à fotografia e suas origens; reconheçam a importância dos fundamentos de linguagem visual e a importância da fotografia como linguagem documental e artística.

A oficina abordará também a questão da portabilidade, enfatizando que não apenas as câmeras profissionais, sofisticadas de alta resolução, são ferramentas da fotografia, mas também as câmeras simples e os celulares são também ferramentas de produção de fotografia. Será fotografado durante a oficina o bairro onde os participantes moram, as casas, as pessoas, e os espaços que compõem a memória do local em que vivem.

Sobre o Memória.com

O Projeto Memória.com visa promover ações que contribuam com a apropriação tecnológica dos meios de comunicação por adolescentes e jovens. Nesta edição, que acontecerá ao longo do primeiro semestre de 2016, o projeto atenderá adolescentes moradores dos bairros ilhenses Bela Vista e Jardim Novo Horizonte, e terá como objetivo realizar o registro da memória e da história destes dois bairros de Ilha Solteira por meio da tecnologia. Para isso, são oferecidas oficinas de vídeo, fotografia e internet. Ao final do projeto, os trabalhos realizados serão expostos num sarau de encerramento.