Estudantes participam de oficina do Projeto Memória.com
Ilha Solteira - Na manhã de quarta-feira, 23, deu-se início ao Projeto Memória.com, uma ação cultural que busca envolver o jovem no resgate de suas próprias origens e se apropriar dos meios tecnológicos para registrá-la. A primeira atividade da ação foi uma oficina de vídeo, realizada na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, que contou com a presença de 25 jovens estudantes, residentes nos Bairros Novo Horizonte e Bela Vista. O Memória.com é uma ação do Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) e do Ponto Jovem, com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira) e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.
A oficina de vídeo que abriu o projeto foi ministrada por Evandro Leroes e Ana Terra Bandeira. Evandro é especialista em tecnologia, estudante de psicologia e coordenador do Ponto Jovem; Ana Terra é jornalista, com experiência em produção de vídeo. Os profissionais falaram aos presentes sobre a origem do cinema e ofereceram noções de cada etapa da produção de um vídeo: da ideia original à edição, passando pelo roteiro e operação de câmera, além de iluminação, áudio, captação de imagem e edição.
A oficina de vídeo do Memória.com, agora, entra numa nova etapa: os jovens participantes deverão, a partir das instruções da oficina, produzirem seus próprios vídeos utilizando seus celulares. O tema que irão trabalhar é a memória, baseando-se na história dos Bairros Novo Horizonte e Bela Vista, onde moram. Os vídeos produzidos pelos participantes responderão a três questões. São elas: como mudou-se para esse bairro? Você gosta de morar aqui? O que há de melhor no seu bairro? Enquanto produzem, eles terão contato constante com os oficineiros, por meio da internet, onde farão a tutoria do andamento dos trabalhos. Uma nova reunião entre todos irá encerrar esta primeira etapa do Memória.com. A etapa seguinte será a oficina de fotografia.
Sobre o Memória.com
O Projeto Memória.com visa promover ações que contribuam com a apropriação tecnológica dos meios de comunicação por adolescentes e jovens. Nesta edição, que acontecerá ao longo do primeiro semestre de 2016, o projeto atenderá adolescentes moradores dos bairros ilhenses Bela Vista e Jardim Novo Horizonte, e terá como objetivo realizar o registro da memória e da história destes dois bairros por meio da tecnologia. Para isso, são oferecidas oficinas de vídeo, fotografia e internet. Ao final do projeto, os trabalhos realizados serão expostos num sarau de encerramento.