Curta e longa de Jorge Furtado estão na programação do Ponto MIS Ilha Solteira
Ilha Solteira - No mês de novembro, a programação de cinema do Ponto MIS de Ilha Solteira terá o famoso diretor gaúcho Jorge Furtado em dose dupla. Seu primeiro longa-metragem, o premiado “Houve Uma Vez Dois Verões”, e seu curta mais famoso, “Ilha das Flores”, estarão em cartaz nos dias 26 e 27 de novembro, a partir das 20h30, no Cine Paiaguás. O Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de SP (MIS). A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos.
“Houve Uma Vez Dois Verões” é o primeiro longa-metragem da carreira do diretor Jorge Furtado. Foi premiado no Grande Prêmio Cinema Brasil como melhor roteiro original, e também angariou prêmios no Cine Ceará – Festival Nacional de Cinema e Vídeo, nas categorias diretor, edição e roteiro. O filme conta a história de Chico (André Arteche), um adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo".
Ele encontra Roza (Ana Maria Mainieri) em um fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca (Pedro Furtado), Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes de sua vida.
Antes do longa, outra obra famosa do diretor Jorge Furtado será exibida. Trata-se do curta-metragem “Ilha das Flores”, de 12 minutos, que mostra a trajetória de um tomate, desde seu cultivo até o momento em que apodrece e vai para o lixo. Mas sua saga não acaba aí: o filme o segue até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.
Sobre o programa
O programa Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de bate-papo com os diretores dos filmes e oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. Todos os meses são oferecidos programas gratuitos.