Prefeitura de Araçatuba começa capacitações do Escritório Municipal de Gerenciamento de Projetos
Araçatuba - A Prefeitura de Araçatuba iniciou o treinamento dos servidores públicos destacados pelas secretarias municipais para compor o Escritório Municipal de Gerenciamento de Projetos (EMGP). As capacitações serão realizadas ao longo do mês de maio. A primeira foi esta semana, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), e reuniu cerca de 40 pessoas.
Organizado pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), o evento foi ministrado pelo diretor do Departamento de Programas e Projetos, Manoel Ferreira. Durante duas horas, ele explicou o objetivo da administração, o fluxo de trabalho do EMGP e como fazer a gestão estratégica de projetos. “Todas as ações do escritório devem levar em conta as demandas da população, assim como as propostas descritas no Programa de Governo 2025-2028”, relatou.
'Estoque'
O secretário de Governo, Marcelo Teixeira, destacou a importância dessa inovação no modelo de gestão pública e os frutos esperados com a sua concretização. Ele explicou que, de forma prática, todas as secretarias municipais devem providenciar projetos, ao ponto de termos um ‘estoque’.
“Com isso, poderemos buscar apoio e solicitar recursos em órgãos públicos estaduais e federais, assim como em entidades de fomento particulares e do Terceiro Setor. A intenção é implementar ou melhorar políticas públicas por meio de ações estruturadas, investimentos e construção de equipamentos, melhorando os serviços públicos e, consequentemente, a vida do cidadão”, ressaltou.
Alinhadas
Para o prefeito Lucas Zanatta, trata-se de uma mudança de comportamento na administração municipal, que visa ampliar as possibilidades de captação de recursos, transcendendo às práticas habituais para um novo patamar de gestão de projetos públicos.
“A criação do Escritório Municipal de Gerenciamento de Projetos é a materialização de um dos pilares do Programa de Governo 2025-2028. A ideia é profissionalizar a gestão pública, assegurando que as ações do governo municipal estejam alinhadas aos objetivos de desenvolvimento local, com eficiência, economia e transparência”, enfatizou.
Descentralizado
Segundo Teixeira, a proposta inicial é que o EMGP seja descentralizado, sendo que os servidores ficarão instalados nas suas secretarias de origem, com monitoramento e suporte da Secretaria de Governo.
A apresentação do escritório aos servidores municipais ocorreu no dia 10 de abril, em um encontro com representantes de todas as secretarias. Na ocasião, foram apresentadas as bases para a criação do escritório e indicada a SMG como responsável pela ação.
Pelas próximas três semanas, para os servidores em capacitação, serão abordadas a gestão da execução de projetos, gestão de desempenho e gestão de processos.
Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.