Oficina de vídeo com celular dá início ao projeto Protagonismo Digital
Ilha Solteira - Na manhã de segunda-feira, 20, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, aconteceu uma oficina de vídeo com celulares, que deu início ao projeto Protagonismo Digital. O objetivo do projeto é promover a valorização das identidades de adolescentes e jovens de Ilha Solteira, por meio da oferta de oficinas que lhes permitam ser protagonistas de suas histórias, registrando suas memórias utilizando seus aparelhos celulares. A ação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) e pela Associação Celeiro Cultural, com apoio da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.
A oficina de vídeo foi ministrada pelo videomaker e produtor cultural Evandro Leroes e pela jornalista Ana Terra Bandeira, que falaram a um grupo de alunos da Escola Arno Hausser. Durante a oficina, os profissionais falaram sobre as etapas da produção de um vídeo: da ideia original à edição, passando pelo roteiro e operação de câmera, além de iluminação, áudio, captação de imagem e edição. A partir destas instruções iniciais, os estudantes deverão fazer seus próprios vídeos utilizando seus celulares. Nos vídeos, eles terão como temática a história do Bairro Jardim Aeroporto, de Ilha Solteira.
Na próxima segunda-feira, 27, haverá a segunda etapa da oficina de vídeo. Os oficineiros Evandro Leroes e Ana Terra Bandeira levarão os participantes para o Jardim Aeroporto e farão uma atividade prática, no qual os estudantes poderão empregar as noções passadas na primeira etapa da oficina. Todas as etapas do projeto Protagonismo Digital podem ser acompanhadas no sitewww.celeirocultural.com.br .