Terça-feira, 6 maio 2025
 
Facebook

Projeto Memória.com entra na reta final

Ilha Solteira - Na manhã da última sexta-feira, 12, aconteceu mais uma etapa do Projeto Memória.com, ação cultural fruto de uma parceria entre os coletivos Ponto Jovem e Sopro de Memória, que visa envolver o jovem no resgate de suas próprias origens e se apropriar dos meios tecnológicos para registrá-la. Oficineiros do projeto se reuniram com os jovens participantes na Escola Estadual Arno Hausser para definir os passos finais da ação. O Memória.com é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira), da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.

O encontro serviu para alinhar as últimas orientações da Oficina de Internet, com a professora Edilva Bandeira e o jornalista André Santana. Além disso, o produtor cultural Evandro Leroes e a jornalista Ana Terra Bandeira, responsáveis pela Oficina de Vídeo, analisaram as produções audiovisuais desenvolvidas pelos participantes ao longo do projeto. Os vídeos serão parte do conteúdo do blog que será lançado com os resultados do projeto, que pretende resgatar memórias dos bairros Bela Vista e Novo Horizonte. Finalizando o encontro, os oficineiros avisaram aos participantes que eles deverão organizar um sarau de encerramento, no qual serão expostos os trabalhos realizados.

Com as oficinas finalizadas, cabe agora aos participantes do Memória.com concluírem as últimas fotos e os últimos vídeos que serão postados no blog do projeto, que entrará no ar em breve. Os participantes também deverão produzir textos sobre suas próprias vidas no bairro, e também seus depoimentos sobre o Projeto Memória.com. Enquanto alimentam o blog, os jovens irão, ainda, organizar o Sarau Memória.com, evento que vai finalizar o projeto. O Sarau deve acontecer em setembro.

Sobre o Memória.com

O Projeto Memória.com visa promover ações que contribuam com a apropriação tecnológica dos meios de comunicação por adolescentes e jovens. Nesta edição, que acontece em 2016, o projeto atende adolescentes moradores dos bairros ilhenses Bela Vista e Jardim Novo Horizonte, e tem como objetivo realizar o registro da memória e da história destes dois bairros por meio da tecnologia. Para isso, são oferecidas oficinas de vídeo, fotografia e internet. Ao final do projeto, os trabalhos realizados serão expostos num sarau de encerramento.