Após quatro anos, CESP abre todos os vertedouros da Usina de Ilha Solteira
Usina de Ilha Solteira com todos os vertedouros abertos
Ilha Solteira - Depois de abrir seis vertedouros no último domingo (05), a CESP ampliou a vazão da usina de Ilha Solteira e abriu na quarta-feira (08) os outros treze. É a primeira vez que isso acontece desde dezembro de 2012.
Segundo apurou o ilhadenoticias.com, o número de vertedouros abertos foi ampliado, porque onze torres de transmissão caíram com as chuvas registradas na semana passada. Sem ter como escoar a produção, usinas tiveram que reduzir a geração. E, para isso, foi preciso abrir os vertedouros, principalmente em Ilha Solteira, onde o nível do reservatório está alto.
Ainda segundo apurou o ilhadenoticias.com, a abertura não tem relação com o nível do reservatório. Caso a CESP estivesse conseguindo escoar a produção de energia pelas linhas de transmissão, nenhum vertedouro precisaria ser aberto.
Em Ilha Solteira foram abertos dezenove vertedouros, na posição de um metro (abertura inicial da comporta, que pode chegar a 15 metros). A vazão de cada uma delas é de 532 metros cúbicos por segundo.
A expectativa é que os vertedouros fiquem abertos, pelo menos, até o próximo domingo (12), tempo que a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), responsável pelas torres de transmissão, estipulou para começar a recuperar as linhas.
De acordo com o Operador Nacional de Sistema (ONS), o nível do reservatório de Ilha Solteira estava em 100,33% na manhã de terça-feira (08).