Circuito Sesc de Artes acontece nesta sexta em Ilha Solteira
Ilha Solteira - Nesta sexta-feira, 15 de abril, a partir das 17 horas na Praça dos Paiaguás, acontece em Ilha Solteira o Circuito Sesc de Artes. Serão cerca de cinco horas de atrações ininterruptas, contemplando diversas modalidades artísticas, como artes visuais, cinema, dança, literatura, circo, teatro e música. O Circuito Sesc de Artes em Ilha Solteira é uma realização do Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, e apoio da Fundação Cultural. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Artes visuais, cinema e literatura serão contempladas pelo Gabinete de Curiosidades e Habilidades que, inspirado pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que apresentavam toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, trará à Ilha Solteira uma série de atividades. Em artes visuais, a atividade “Postal Tipográfico”, com a ONG Oficina Tipográfica, traz a ideia de produzir um pequeno postal tipográfico e aprender conceitos como tipos, formas, composição, leitura, grid e uso da cor, princípios básicos da tipografia clássica. Já em cinema, o “Cine Magia” exibirá uma seleção de curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913. E em literatura, a atração “Palavra + Imagem”, do grupo Ebâ, traz um acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas.
Haverá ainda o espetáculo de circo “Em Fim, à Mesa”, da Cia Sôlta. Na peça, um jantar escasso se transforma em um número de malabarismo que convida a plateia para um universo fantástico e cativante. Outro espetáculo será “Vesperais nas Janela – O Coração do Lugar”, com o Grupo Redimunho. A peça acompanha a trajetória de Arauto e sua trupe mambembe, que percorrem os “Brasis” oferecendo sua arte em troca de pouso e comida. Retomando o fio da narrativa popular, os atores apresentam causos e canções originais que nasceram a partir do contato com os povos sertanejo e ribeirinho. Já na dança, a atração é “Nelson Triunfo – As Danças Urbanas, do Soul ao Hip Hop”, no qual o ícone da cultura black brasileira vai comandar um baile como os de antigamente: ao som de muito hip hop, soul e funk, com direito a passinhos coreografados que serão ensinados para a plateia.
Para encerrar o Circuito Sesc de Artes, a música ficará por conta da banda Dona Zaíra. A banda apresenta seu trabalho mais recente, “Antenas e Raízes”, que tem como base o forró, mas que também flerta com uma série de outros ritmos, como carimbó, cumbia, maracatu, catira, além da música eletrônica, rock’n’roll, hip hop e jazz.
Sobre o Circuito Sesc de Artes
A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro. Em 2016, o Circuito percorre 114 cidades, com 12 roteiros diferentes, somando ao todo 67 atrações, totalizando mais de 600 horas de programação.