Clube de Leitura conversa sobre “O Pequeno Príncipe” no Natal Legal
Ilha Solteira - Neste sábado, 19, a partir das 20 horas, o Clube de Leitura “Ler É Viver” se reunirá na Casa dos Sonhos, um espaço especial na Aldeia do Papai Noel, na Praça dos Paiaguás. O grupo, mediado pela Mestra em Estudos Literários Edilva Bandeira, fará sua última reunião do ano dentro da programação do Natal Legal 2015, e o tema do encontro será o livro “O Pequeno Príncipe”, um clássico da literatura mundial, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Qualquer pessoa pode participar da reunião, mesmo que não tenha lido o livro.
“O Pequeno Príncipe” foi publicado em 1943 e é o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicada em 220 idiomas e dialetos. Aparentemente um livro infantil, “O Pequeno Príncipe” se mostra possuidor de grande teor poético e filosófico.
A história começa quando o personagem principal fala sobre um desenho que ele fez quando tinha seis anos de idade e que tratava de uma jiboia que engoliu um elefante, mas todos os adultos acharam que o garoto havia desenhado um chapéu. Ainda nesta idade, ele renunciou à carreira de pintor, e se tornou piloto. E voando, teve uma pane no seu avião no Deserto do Saara. Tentando consertar seu avião, adormece e é acordado por um menino com “cabelos de ouro”, que lhe pede para desenhar um carneiro. Conforme a história passa, o personagem descobre que o menino vive no asteroide B 612, e que só tem uma rosa que fala com ele, e que tem três vulcões (um deles está extinto).
Para participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, basta apenas comparecer às reuniões, nos dias e locais combinados previamente. Não é necessário ter lido o livro para participar. Os encontros são mensais, e são os próprios membros do Clube que escolhem as leituras. A Livraria Cabana é parceira do Clube e oferece descontos na compra do livro do mês. O Clube de Leitura terá agora um breve recesso e retornará no dia 30 de janeiro de 2016 para discutir “Assim Falava Zaratustra”, de Friedrich Nietzsche.