Terça-feira, 6 maio 2025
 
Facebook

Ciclo de debates “Desvendando o Arco-Íris” acontece amanhã

Ilha Solteira - Na próxima terça-feira, 17, terá início o 1º Desvendando o Arco-Íris, um ciclo de debates sobre identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de novembro e inclui uma série de bate-papos, palestras e exibições de filmes sobre o tema, além de um sarau de encerramento. O 1º Desvendando o Arco-Íris é uma realização da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, e da Secretaria do Estado da Cultura, por meio da Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com o Coletivo Vaca Profana, responsável pela concepção e organização do evento.

O 1º Desvendando o Arco-Íris começa na terça-feira, 17, a partir das 14 horas, no auditório D-2 da Unesp, com uma mesa de abertura formada por membros do coletivo Vaca Profana, o Diretor de Cultura de Ilha Solteira Nilson Miranda Nantes e Vânia Nunes, representante do Seiva (Serviço de Esperança e Incentivo à Vida Agora). Na ocasião, todos participarão de um bate-papo. À noite, a partir das 20h, no Cine Paiaguás, haverá a exibição do filme “Orações Para Bobby” (classificação 14 anos), seguida de um debate sobre a obra.

Na quarta-feira, 18, a programação continua a partir das 9h no Cine Paiaguás, com a exibição do longa-metragem “Minha Vida em Cor de Rosa” (14 anos), seguida de um bate-papo sobre o filme. No mesmo dia, às 14h, no auditório D-1 da Unesp, acontece uma palestra sobre a luta LGBTT com Amanda Palha. Por fim, às 20h, no Cine Paiaguás, será realizada uma sessão do filme “Meninos Não Choram” (classificação 18 anos), com um debate na sequência.

Na quinta-feira, 19, a partir das 9h, no auditório D-1 da Unesp, acontecerá a palestra “Por que e Para que Discutir Gênero e Sexualidade?”, com o professor e militante Daniel Camargo, integrante do Coletivo Chão de Giz. Mais tarde, às 14 horas, no mesmo local, haverá uma mesa de encerramento do evento, com as presenças de membros do Coletivo Vaca Profana, o Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria do Estado da Cultura Cássio Rodrigo, Amanda Palha, Daniel Camargo e o representante do Seiva Mário Márcio Estremonte. O bate-papo será mediado pela produtora cultural Fabiana Alves. E à noite, a partir das 20h, um Sarau de Encerramento na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand encerra o 1º Desvendando o Arco-Íris, com muita música, dança e recital de textos de Hilda Hist, Caio Fernando Abreu e Geração Beat, entre outros.

Segundo os integrantes do Coletivo Vaca Profana, criado por estudantes da Unesp de Ilha Solteira para debater questões ligadas a gênero e sexualidade, o objetivo do 1º Desvendando o Arco-Íris é tratar de maneira aberta, dialogada e didática questões sobre identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero, buscando oferecer espaços favoráveis à problematização e difusão de informações para a superação de perspectivas superficiais ou do desconhecimento sobre as questões de gênero e sexualidade.

“A expectativa do 1º Desvendando o Arco-Íris é que se construa uma tradição de debates desta natureza na Unesp e no município de Ilha Solteira, de modo geral. Entendemos que esta é uma via importante de superação de certas concepções enraizadas em tradições que não condizem mais com as demandas da sociedade atual e até mesmo de combate à violência contra pessoas LGBTT”, declarou o Coletivo.