Grande público prestigia workshop de música na Biblioteca Municipal
Ilha Solteira - O workshop “Caminhos Sonoros – Um Jeito Diferente de Fazer Música”, realizado na noite de quarta-feira, 12, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, foi um grande sucesso. Muitos interessados compareceram para participar da atividade, que foi gratuita, e realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria do Estado da Cultura, por meio do Poiesis e o Programa Oficinas Culturais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.
O grande público surpreendeu até mesmo os oficineiros, os músicos Zé Renato Gimenes e Cássio Martins. Um público, aliás, bastante eclético, pois contava com a presença tanto de músicos profissionais, quanto de pessoas com pouca intimidade com música. O workshop levou o participante a investigar possibilidades de diálogo entre objetos do cotidiano e instrumentos acústicos, eletroacústicos, étnicos e eletrônicos, estimulando a composição de novas texturas sonoras. Divididos em quatro grandes grupos, os participantes puderam compor suas melodias, mesclando instrumentos profissionais e outros objetos.
Zé Renato Gimenes, coordenador da atividade, é compositor e multi-instrumentista. Em sua trajetória, integrou o Duoportal, com Gustavo Barbosa Lima, participou da trilha sonora do filme “Bicho de Sete Cabeças” e tocou com nomes consagrados, como Fagner, Milton Nascimento, Geraldo Azevedo e André Abujamra. Atualmente, mantém o Ateliê Musical Zé Renato.
Já Cássio Martins é compositor, multi-instrumentista, e integra os grupos Junto & Misturado e Gigantes da Boemia, ambos de Araçatuba. Influenciado por violonistas como Baden Powell, Raphael Rabello e Yamandu Costa, dedica-se ao estudo do instrumento. Atualmente, além dos projetos sonoros de que faz parte, ministra aulas de violão e guitarra.