Virada Cultural terá shows musicais variados na Praça da Integração
Ilha Solteira - A variedade de estilos marca a programação musical da Virada Cultural Paulista em Ilha Solteira, que acontece nos dias 30 e 31 de maio. Rap, rock, samba e reggae, além de música romântica, regional e alternativa, compõem a grade de shows, que acontecem na Praça da Integração, com entrada gratuita. A Virada Cultural Paulista é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Ilha Solteira.
A programação musical da Virada Cultural começa no sábado, dia 30, a partir das 19h30, com show da banda ilhense Naturaleasy. A banda iniciou as suas atividades em 2013 com o objetivo de difundir o reggae pelo interior de São Paulo. No repertório do Naturaleasy estão incluídos clássicos de ícones do gênero, como Bob Marley. Do cenário nacional, eles fazem referência aos grupos Natiruts, O Rappa, Planta & Raiz, entre outros.
Também no sábado, a partir das 21h, sobe ao palco a cantora Lurdez da Luz. A rapper paulistana lançou seu primeiro disco da carreira, “Gana pelo Bang”, que traz boas rimas em faixas autorais. Ela sobe ao palco para mostrar “Mama drama”, “Ping pong” e “Beijinho”. Já às 22h30, a atração é a banda Ludov. Há mais de dez anos na estrada, a banda de pop rock independente liderada pela vocalista Vanessa Krongold mostra músicas do disco mais recente, “Miragem” (2014). Encerrando a noite, a partir das 23h59, entra em cena O Teatro Mágico. Formada em 2003, a trupe liderada pelo cantor e compositor Fernando Anitelli arrasta fãs fieis por onde passa com os seus shows, nos quais mistura música e performance. O novo trabalho do grupo, intitulado “Grão do Corpo” (2014), busca uma nova estética e sonoridade, o que resultou em um amadurecimento natural. O Teatro Mágico não renega, contudo, músicas de outras fases, a exemplo de “Ana e o Mar”, “Pena” e “O Anjo Mais Velho”.
No domingo, 31, os shows continuam, com o cantor Agnaldo Timóteo subindo ao palco a partir das 15h30. Mineiro de Caratinga, Agnaldo Timóteo volta toda atenção à carreira como cantor por meio do show “50 Anos de Estrada Asfaltada”. No show, o público pode esperar por “Meu Grito” e “Os Brutos Também Amam”. Na sequência, às 17h, é a vez do Clube do Balanço. O grupo foi criado em 1999 com a ideia de fazer um baile de samba-rock, mas a resposta do público foi tão boa que não podia parar por ali. Desde então, a banda Clube do Balanço já lançou quatro discos e seu mais recente trabalho é o “Menina da Janela” (2014). Encerrando o dia, Almir Sater se apresenta a partir das 18h30. Nascido no Mato Grosso do Sul, o cantor, compositor e virtuoso violeiro faz shows que encantam o público. Em espetáculos redondos, Almir Sater reveza números instrumentais e canções gravadas no imaginário do público brasileiro, entre elas Um Violeiro Toca e Trem do Pantanal.
Programação Virada Cultural Paulista- Ilha Solteira
Palco externo – Praça da Integração- Sábado, 30 de maio - 18h – “O Gigante” e “A Ilha”, Exibição de curtas-metragens - 19h30 – Naturaleasy - A banda iniciou as suas atividades em 2013 com o objetivo de difundir o reggae pelo interior de São Paulo. No repertório do Naturaleasy estão incluídos clássicos de ícones do gênero, como Bob Marley. Do cenário nacional, eles fazem referência aos grupos Natiruts, O Rappa, Planta & Raiz, entre outros - 21h – Lurdez da Luz - A rapper paulistana lançou um elogiado EP homônimo em 2010.
Mas ainda faltava a ela um disco. No ano passado, Lurdez da Luz apareceu com o primeiro trabalho da carreira, “Gana pelo Bang”, que traz boas rimas em faixas autorais. Ela sobe ao palco para mostrar “Mama drama”, “Ping pong” e “Beijinho” - 22h30 – Ludov - Há mais de dez anos na estrada, a banda de pop rock independente liderada pela vocalista Vanessa Krongold mostra músicas do disco mais recente, “Miragem” (2014). A formação do Ludov conta ainda com Mauro Motoki (guitarra), Habacuque Lima (guitarra) e Paulo Rocha (bateria). - 23h59 – O Teatro Mágico- Formada em 2003, a trupe liderada pelo cantor e compositor Fernando Anitelli arrasta fãs fieis por onde passa com os seus shows, nos quais mistura música e performance. O novo trabalho do grupo, intitulado “Grão do Corpo” (2014), busca uma nova estética e sonoridade, o que resultou em um amadurecimento natural. O Teatro Mágico não renega, contudo, músicas de outras fases, a exemplo de “Ana e o Mar”, “Pena” e “O Anjo Mais Velho” - Domingo, 31 de maio - 15h30 – Agnaldo Timóteo - Mineiro de Caratinga, Agnaldo Timóteo volta toda atenção à carreira como cantor por meio do show “50 Anos de Estrada Asfaltada”.
No show, o público pode esperar por “Meu Grito” e “Os Brutos Também Amam” - 17h – Clube do Balanço - O grupo foi criado em 1999 com a ideia de fazer um baile de samba-rock, mas a resposta do público foi tão boa que não podia parar por ali. Desde então, a banda Clube do Balanço já lançou quatro discos e seu mais recente trabalho é o “Menina da Janela” (2014) - 18h30 – Almir Sater - Nascido no Mato Grosso do Sul, o cantor, compositor e virtuoso violeiro faz shows que encantam o público. Em espetáculos redondos, Almir Sater reveza números instrumentais e canções gravadas no imaginário do público brasileiro, entre elas “Um Violeiro Toca” e “Trem do Pantanal” - Palco interno – Casa da Cultura Rachel Dossi - Atenção! Os ingressos ficam disponibilizados a partir de quarta-feira, 28/05, na Casa de Cultura, até seu esgotamento. Os ingressos não retornados até cinco minutos antes do evento perdem então a validade e os assentos livres são disponibilizados à fila de espera. Sujeito a lotação - 18h30 – Abertura oficial - 19h – “Universo Transverso” (Kd Cia de Dança) – dança - A partir de arquétipos retirados da mitologia grega e de clássicos da literatura são sugeridos diferentes caráteres e eventos modificadores do pensamento que provocam o espírito do personagem principal.
Ligações com outros personagens vão surgindo ao longo da peça, culminando na necessidade do retorno ao início de tudo, o que se descobre impossível, já que, uma vez alterada, a ordem das coisas jamais retoma seu formato inicial - 20h30 – Orquestra Jovem de Ilha Solteira – música - A Orquestra Jovem de Ilha Solteira é fruto do Projeto Orquestra Escola, desenvolvido pelo Departamento de Cultura de Ilha Solteira desde o ano de 2012, que oferece aulas gratuitas de Percussão, Madeiras, Cordas e Metais gratuitamente, sob regência do Maestro Wellington Reginaldo dos Santos.
Nestes anos de existência, a Orquestra Jovem de Ilha Solteira já abrilhantou diversos eventos, circulando pela cidade por meio do projeto Música na Cidade, e atualmente trabalha em seu novo concerto, que reúne clássicos de rock de todos os tempos - 23h59 – Rogério Vilela - stand up comedy - Com mais de 350 milhões de visualizações de seus vídeos na internet, Rogério Vilela é humorista, desenhista, roteirista, quadrinhista, ator, dublador, improvisador e aeromoça de barba feita e banho tomado. Como comediante stand up, é um dos expoentes da nova geração e conhecido por um texto afiado. Rogério participou dos principais festivais de humor, como Risadaria, Risorama e Risológico - Domingo, 31 de maio - 11h – Orquestra Popular Caipira Urubupungá – música - A Orquestra Popular Caipira Urubupungá atua na área de vivência, preservação e valorização da música caipira há anos, e tem como principal objetivo, resgatar, valorizar e dar continuidade às culturas tradicionais do Estado de São Paulo, valorizando a música caipira de raiz.
No repertório, o melhor da música raiz, numa harmoniosa combinação de viola e vozes - 14h30 – “O Maior Artista da Terra” (Irmãos Sabatino) – circo - Espetáculo bem humorado que mescla técnicas de teatro, ginástica olímpica, música e dança, através de esquetes criados por palhaços e momentos acrobáticos, recheados de virtuose. Quem nunca desejou extrapolar as barreiras de suas próprias limitações e se consagrar o maior artista da Terra? É esse o elo que liga personagens e platéia, estabelecendo um jogo entre a realidade cotidiana do público e a ficção elaborada pela dupla de artistas.