Ilha realiza Projeto Cidade Limpa da TV Tem
Café da manhã preparado pela Cozinha Piloto reuniu mais de 100 pessoas que vão estar envolvidas no Projeto Cidade Limpa - População atente ao apelo e descarta materiais que além de sujar o quintal poderiam ser focos de criação do mosquito da dengue
Ilha Solteira - A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ilha Solteira iniciou na manhã desta segunda-feira (21) a realização do Projeto Cidade Limpa, organizado pela TV Tem de São José do Rio Preto. Um café da manhã na Vigilância Sanitária Municipal reuniu mais de 100 profissionais do município que estarão mobilizados, durante toda semana, para a coleta dos produtos inservíveis conforme roteiro que está sendo amplamente divulgado na programação da TV Tem.
Ilha Solteira tem aproximadamente nove mil endereços urbanos que devem ser visitados durante essa semana. Foram destacados oito veículos e 20 funcionários, só para o recolhimento dos materiais que estão sendo colocados nas calçadas das residências. Hoje, a coleta se concentrou na região sul da cidade, onde os moradores descartaram de suas casas móveis inúteis, aparelhos eletrodomésticos e outros objetos de grande e pequeno porte.
O presidente da Câmara Municipal de Ilha Solteira, Alberto dos Santos Júnior, e os vereadores Luis Otávio Collus de Paula e Fernandes Amarelinho compareceram à solenidade de lançamento do Projeto e elogiaram a iniciativa. Em Ilha Solteira, todos os Departamentos Municipais foram convocados pelo prefeito Edson Gomes, para que se integrem à campanha Cidade Limpa durante essa semana.
O diretor do Departamento de Agronegócio e Meio Ambiente, João de Oliveira Machado, disse que logo depois do Projeto Cidade Limpa, Ilha Solteira colocará em prática o segundo ano do Projeto “Cidade Sempre Limpa”. Machado disse que durante todo o ano, e uma vez ao mês, a Prefeitura estará realizando o mesmo tipo de coleta de material inservível “para deixar a cidade mais limpa e também combater algumas doenças como a dengue, eliminando os focos de criação do mosquito transmissor”. Cada família receberá um calendário, definindo os dias do mês em que será feita a coleta na sua rua.
A Vigilância Sanitária informou que durante esse ano ainda não foi registrado nenhum caso de dengue e os servidores atribuem esse fato à atenção dos moradores para eliminar os focos de mosquito.
O prefeito Edson Gomes disse que já autorizou a fiscalização municipal a identificar e punir quem joga lixo nas vias públicas e em locais impróprios. A Prefeitura também pretende instituir no pátio do almoxarifado municipal, o Ecoponto para facilitar o recebimento do lixo que atualmente alguns moradores insistem em atirar às margens das estradas.
“Estamos facilitando a colaboração da população para que a cidade fique mais limpa, mas precisamos começar a dificultar e complicar a vida de quem mantém o habito de poluir o meio ambiente”, afirmou o prefeito Edson Gomes.