Presidente da CESP negocia prédio para Educação em Ilha
Ilha Solteira - O prefeito Edson Gomes pretende transformar a vinda do presidente da Companhia Energética de São Paulo-CESP, Vilson Christofari, nessa quinta-feira a partir das 9h30, num acontecimento histórico para a Estância Turística de Ilha Solteira.
O clube CAIS- Clube Atlético Ilha Solteira que a empresa estatal de energia construiu na década de 70 e que foi o palco de encontro da alta sociedade da época de edificação da usina, será transferido para a Prefeitura Municipal e vai se transformar numa estrutura para deixar a Educação mais atraente para os alunos, com atividades de lazer, arte, esporte e interação social. “Esse será nosso jeito de combater a violência e as drogas, com menos ociosidade e uma assistência mais próxima dos educadores e da família, que será motivada por uma programação educativa”, disse o prefeito.
O CAIS, que passará a se chamar Centro de Assistência à Infância e à Sociedade, vai concentrar atividades para convivência dos estudantes com seus familiares e terá equipe multidisciplinar para oferecer ajuda psicológica e combater ações de violência como os chamados “bullyng”.
Segundo Edson Gomes o prédio de 3 mil metros quadrados, com quadras, piscinas, campos de futebol, refeitório, salas de reunião e anfiteatro avaliados em mais de R$ 2 milhões e que foram permutados com impostos e outras obrigações da CESP para com o município de Ilha Solteira, deverá consumir outros milhões de reais em reformas e equipamentos.
A estrutura esta completamente abandonada e em deterioração. O dinheiro para a restauração o prefeito pretende conseguir através de projetos de transferências de recursos do governo e participação de empresas privadas.
Nessa quinta-feira a Prefeitura coordenou uma recepção a Vilson Christofari que vai assinar o documento de transferência do imóvel, durante uma solenidade no próprio CAIS. Haverá exibição de mensagens de agradecimento a Christofari pelo seu empenho em buscar uma solução para o fortalecimento do Ensino em Tempo Integral que é pioneiro na região Alta Noroeste. Mais 1.500 alunos já estão nesse programa, dos quais boa parte especialmente da zona rural, toma café da manhã, almoça e até toma banho na escola.
O presidente da CESP começa sua visita a Ilha Solteira passando pelo Projeto Ilha de Papel onde serão apresentados papel fabricado por meninos e meninas de projetos sociais da Prefeitura, que recebem ajuda financeira mensal para aprenderem a trabalhar com sub-produtos vegetais e recicláveis.
O último compromisso de Vilson Christofari em Ilha Solteira será às 13h30 na Câmara Municipal, quando vai receber título de cidadania aprovado por indicação do vereador Alberto dos Santos Júnior (Beto).
Foto - Na tarde dessa quarta-feira, responsáveis pela realização da cerimônia indicados pelo Executivo, preparavam as instalações do CAIS para a recepção ao presidente.