Segunda-feira, 12 maio 2025
 
Facebook

Empresa de Ilha capacita angolanos há cinco anos

Ilha Solteira - Uma empresa Energizza Service Engenharia, que pertence a dois engenheiros eletricistas da cidade de Ilha Solteira, está completando cinco anos capacitando trabalhadores de uma usina de diamantes na República Democrática de Angola.

Um dos sócios é Marcus C. Gonçalves, 35 anos formado em Lins e o outro Guilherme Melo, 33 anos, engenheiro eletricista formado na Unesp de Ilha Solteira. Eles nunca havia imaginado atuar na África. Marcus conta que isso aconteceu por acaso, quando um amigo estava de férias, vindo daquele continente e levou um currículo da empresa.

Marcus diz que a principal atuação da empresa é a formação de mão de obra qualificada e a capacitação para relacionamento no trabalho. A Sociedade Mineira de Catoca é dona da usina de diamantes que contratou e empresa ilhense, responsável pela capacitação de pelo menos 800 trabalhadores nas áreas de administração pessoal e financeira.

Segundo Marcus Gonçalves, Angola onde se fala o português, é um país pobre que viveu 40 anos em guerra e agora inicia uma reconstrução. O Brasil é um dos países que oferece ajuda, inclusive com bolsas de estudos para centenas de jovens angolanos. Gonçalves disse que oportunidades de trabalho, principalmente nessa área da capacitação são muitas.

Atualmente, o técnico ilhense especialista em AutoCAD, Altenísio de Jesus que trabalha na Prefeitura de Ilha Solteira, está em Angola ministrando um curso sobre esse assunto.

A Sociedade Mineira de Catoca é hoje nosso principal cliente no continente Africano é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes e, por trás desta, existem empresas como Odebrecht, Alrosa, Daumonty e Endiama, que investem alto para manter seus colaboradores atualizados com o que há de mais moderno no mundo tecnológico.

Catoca é a maior empresa de toda Angola, tanto em produção, como em faturamento e está entre as maiores empresas de diamantes do mundo. “É um orgulho para nós da Energizza levar o nome de Ilha Solteira, que é um celeiro de capital intelectual, para uma empresa desta magnitude”, comenta o engenheiro Guilherme.

“Ficamos muito orgulhos de podermos levar profissionais ilhenses de alto gabarito para uma experiência “impar”, pois, levar seu conhecimento e sua experiência, com competência para fora do país e ver o resultado positivo de tudo isso é inexplicável”, afirma ele.

A Energizza teve participação direta e indireta em vários países como Angola, Portugal, Filipina, República do Congo, Emirados Árabes, Líbia, Rússia e República Dominicana, onde o nosso trabalho foi realizado e consequentemente o nome de Ilha Solteira semeado.

Novos desafios

Além de todos esses serviços prestados pela empresa fora do país, a Energizza Service participa, através de um de seus sócios, o Engenheiro Guilherme, de importantes pesquisas brasileiras de desenvolvimentos tecnológicos do setor energético. Guilherme, juntamente com o LEP (Laboratório de Eletrônica de Potência) da Unesp de Ilha Solteira, acabou de apresentar um trabalho que consiste em uma proposta de inovação no sistema de alimentação dos trólebus (ônibus elétrico), alterando as linhas em corrente contínua (CC) para linhas em corrente alternada (CA).

Esta modificação possibilita a eliminação das subestações CC distribuídas pela área de atuação dos trólebus e facilita a cobrança da energia consumida pelos veículos, pois não existe uma legislação para cobrança de consumo em CC. Este trabalho foi financiado pela ANEEL junto à AES - Eletropaulo e intermediado pela FEPISA, no projeto de P&D&I (Projeto de Desenvolvimento e Inovação) e já temos outros países interessados no projeto.

Entendemos que a Energizza Service está em sintonia com a proposta de desenvolvimento de Ilha Solteira, pois estamos caminhando lado a lado no que se diz respeito ao desenvolvimento tecnológico da nossa região. O parque tecnológico proposto pelo atual governo de Ilha Solteira será uma espécie de fonte geradora de tecnologia e nos dará mais força para levarmos nossa Empresa e o nome de Ilha Solteira para todos os lugares do Brasil e do Mundo, por que não? Completa Guilherme.

Segundo Marcus, Ilha Solteira e região está dando a oportunidade de crescimento, hoje a Energizza Service conta com um “braço” no ramo de treinamentos, através da Assertiva Treinamentos e Consultoria e no ramo sucroenergético, através da Energizza Sucroenergético, formando assim o Grupo Energizza.