Ministério da Pesca vai conceder áreas para tanques redes
Governo quer incentivar o consumo de pescado no Brasil que hoje é de 8 quilos por pessoa/ano, quando a recomendação internacional fala em 12 quilos/ano.
Ilha Solteira - A zootecnista Flávia Tavares, do Ministério da Pesca e Aqüicultura esteve essa semana em Ilha Solteira, onde se reuniu com ribeirinhos e pescadores para expor os planos do Governo Federal em incentivar a criação de peixes em tanques redes.
“Não se trata apenas de oferecer áreas dentro do lago da usina de Ilha Solteira para a instalação de fazendas aquáticas, mas também de cuidar para dar assistência técnica, financiamento a baixos custos inclusive através do Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar e ajudar na comercialização da produção”, disse Flávia.
A técnica do governo informou ainda que no lago de Ilha Solteira existem 235 áreas de 1.500 metros quadrados que serão concedidas para exploração sem custo algum. Nesses casos os candidatos devem comprovar renda inferior a 5 salários mínimos. Outras 81 áreas com 15 hectares serão destinadas a investidores de porte médio, com pagamento anual de concessão em torno dos R$ 600,00.
O processo de concessão dessas áreas deve ter início no mês de maio, quando o Governo Federal deverá publicar o edital de licitação.
A Unesp de Ilha Solteira possui um projeto para construção de Laboratório de Piscicultura às margens do lago hidrelétrico, numa área de 1.600 metros quadrados doada pela Prefeitura Municipal. A finalidade é dar suporte técnicos aos criadores de peixes em tanques redes.
Para o diretor municipal agrícola de Ilha Solteira, um dos maiores problemas será a acessibilidade dos beneficiários, a áreas muito distantes dos acessos públicos.
A representante do ministério informou, no entanto, que se houver necessidade, o Governo vai determinar judicialmente a construção de corredores de servidão para acesso ao rio. Segundo Flávia Tavares, “o acesso ao rio é um direito público e nenhuma propriedade deve fechar completamente essa comunicação”.
O encontro da representante do ministério da Pesca com a população local foi realizado no auditório do Centro Odontológico.