Palestra sobre patentes atrai grande público
Auditório da Câmara Municipal de Ilha Solteira ficou repleto de empresários, pesquisadores, estudantes e outros interessados em obter informações sobre registro de patentes.
Ilha Solteira - Em uma ação conjunta entre Prefeitura através do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e UNESP, dentro da parceria para a instalação do Parque Tecnológico de Ilha Solteira, foi realizada uma palestra na última quinta-feira na Câmara Municipal com o tema: “INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA, PATENTES E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA”.
A palestra foi direcionada para pesquisadores universitários e contou com a presença de professores e alunos da UNESP, FAISA e FACILUZ, ETEC e FUNEDISA, que tomaram ciência sobre o procedimento de registro de patentes junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
O Instituto, trabalha na atribuição e proteção de direitos de propriedade industrial, a nível nacional e internacional; na difusão da informação técnica e científica patenteada e, na promoção da utilização do Sistema de Propriedade Industrial, visando o reforço da capacidade inovadora e competitiva do país, a lealdade da concorrência e o combate à contratação.
Os Palestrantes Maria dos Anjos – Chefe da Regional do INPI, formada em Administração pela Faculdade Oswaldo Cruz-SP e especializada em Propriedade Industrial, há 30 anos vinculada ao INPI e Antônio Carlos Coelho – engenheiro químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Chefe de Representação do INPI no Distrito Federal. O INPI é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Coelho também é especialista em Propriedade Intelectual pela OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual e trouxe informações importantes sobre “porque proteger ou registrar produtos ou serviços no mercado”, assegurar um monopólio legal e atribuir um direito de propriedade.
Ele também explicou o que é marca, patente, modelos de utilidade, o que pode ou não ser registrado e quais as vantagens da proteção, entre outros assuntos ligados aos serviços do INPI.
O conteúdo apresentado estará disponível nas instituições que compareceram na palestra.
O Diretor do Departamento de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância das informações técnicas passadas para a instalação do Parque Tecnológico de Ilha Solteira.