Cerest promove trabalho de orientação na Semana da Voz
Visita de agentes do CEREST ao Estádio Municipal, onde foram alvos de conscientização, os profissionais de Educação Física - Visita das agentes do CEREST em trabalho de sensibilização, junto aos radialistas da Band FM.
Ilha Solteira - Agentes do CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que está instalado no Passeio Niterói em Ilha Solteira, promoveram durante a Semana da Voz que terminou, várias ações alertando sobre a importância de manter alguns cuidados para se preservar a saúde da voz.
Várias categorias de profissionais que fazem uso da voz para desempenhar suas tarefas de trabalho, foram público alvo das ações do CEREST. Entre elas a dos professores, dos radialistas, cantores, religiosos pregadores, técnicos esportivos e professores de Educação Física.
Em todas as escolas agentes do Centro de Referência realizaram palestras de esclarecimento sobre os cuidados que se deve ter para manter uma voz saudável. Os professores costumam usar as cordas vocais para gritar e para manter a classe em silêncio e isso pode causar danos irreparáveis.
Para motivar a prevenção de danos à voz, agentes do CEREST ofereceram um kit de produtos úteis à voz contendo água em temperatura ambiente e maçã, a fruta considerada mais adequada para promover a higienização da boca, o aquecimento da musculatura e a lubrificação das cordas vocais.
Água gelada, choque térmico e esforço para gritar ou cantar em altos tons podem causar sérios danos à saúde da voz. No caso das crianças, essa atenção deve ser responsabilidade dos pais que devem observar o tom de voz dos filhos, pois eles podem ter problemas de surdez. Uma palestra para mães foi realizada na sala de eventos do Centro Odontológico.