Segunda-feira, 12 maio 2025
 
Facebook

ARTIGO - Uma questão de princípio ou oportunismo?

Ilha Solteira - Ilha Solteira - Ilha Solteira está prestes a modernizar a Avenida Brasil, priorizando o comércio, o contato entre as pessoas, o transporte não poluente das bicicletas e o turismo, na rota da preservação ambiental e no resgate de valores humanos sociais. A discussão que o prefeito Edson Gomes está motivando em torno desse assunto é ampla e irrestrita.

E não poderia ser diferente, tratando-se da mudança de comportamento que a obra propõe e de forma revolucionária. Por esse motivo, não se pode esperar que 100% da população sejam favoráveis.

Mas é possível que o percentual da maioria que pensa e estuda, deva ser favorável ao projeto do arquiteto Katito. Aliás, ele próprio abriu mão, não apenas da discussão, mas também de detalhes do projeto, para que a obra seja um orgulho de todos.

Há nessa discussão, enfoques curiosos. Lideranças ligadas à defesa do meio ambiente, levantaram com veemência, uma questão interessante: a impermeabilidade do solo com a construção do pavimento para circulação das bicicletas, com 3 metros de largura. Um professor da Unesp lembrou que existem revestimentos modernos, que podem permitir a infiltração da água.

Essa é a questão que se apresentou mais polêmica em toda discussão do projeto de revitalização da Avenida Brasil em Ilha Solteira.

Mas, se de fato existe uma preocupação com o meio ambiente e o dano que impermeabilização do solo pode causar, o projeto que mais mereceria atenção dos ambientalistas não seria o de construção da faixa de 3 metros de ciclovia, mas o da pavimentação de largas avenidas no Recanto das Águas, onde a proximidade com o reservatório hidrelétrico, coloca em extrema condição de vulnerabilidade, todo movimento das águas pluviais.

É possível que uma entidade ambiental, menos envolvida com a valorização imobiliária do Recanto das Águas, mova o Ministério Público para uma análise mais criteriosa não apenas da impermeabilização que o asfalto está sendo vítima, mas da possibilidade de se providenciar outro tipo de pavimento para áreas muitos próximas ao reservatório, como o Assentamento Agrário Estrela da Ilha.

Imagine todas as estradas daquele loteamento rural sendo asfaltadas! Se é para discutir a conceituação, vamos ser mais coerentes.