A cidade discute projeto de revitalização da Avenida Brasil
Prefeito e arquiteto debatem projeto com comerciantes - Ciclovia projetada para o centro da avenida Brasil - Calçamento temático terá desenhos da estrela, símbolo da usina hidrelétrica - Estão previstos bolsões para estacionamento e o fim do estacionamento em 45 graus.
Ilha Solteira - Reuniões realizadas no último sábado colocaram para apreciação das lideranças municipais, o projeto sugerido pelo prefeito Edson Gomes e que promove uma total modificação no trânsito da Avenida Brasil.
As obras devem ser licitadas em duas semanas, com recursos do DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas e que devem somar cerca de R$ 3 milhões. O período de execução está estimado em um ano e meio.
O arquiteto Francisco Carlos, também conhecido por Katito, apresentou proposta que valorizam pedestres e ciclistas no trânsito da principal avenida da cidade.
De carro será impossível andar a mais de 40 km por hora em toda avenida. De bicicleta será possível trafegar em segurança pelo centro das pistas, debaixo das árvores e com raros cruzamentos, pois os retornos serão eliminados.
Foram realizadas reuniões com o Conselho da Cidade, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Comerciantes instalados ao longo da avenida.
As principais sugestões apresentadas pela população nas audiências públicas serão acatadas, segundo informou o arquiteto que inclusive elogiou a participação da população.
Francisco Carlos disse que “é inédita a iniciativa do prefeito Edson Gomes em ouvir a população” e na sua opinião, poucos políticos têm essa ousadia de colocar um projeto para discussão pública.
O comerciante Manuel Porfírio disse que não vê a hora das obras terem início. Durante os debates sua principal preocupação foi “quando as obras vão começar?”
José Gomes, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente disse que não conhecia o projeto e que sua preocupação inicial era sobre as árvores.
Mas quando ficou sabendo que a arborização não será afetada e que será possível utilizar material de boa impermeabilização para construir a pista da ciclovia, decidiu apoiar a proposta de revitalização da avenida.
O professor Jairo Salim Pinheiro de Lima elogiou a discussão do projeto e disse que ele tem tudo para sair perfeito do papel. Para Jairo, “alguns pontos podem ser melhorados, mas a proposta de mudança é excelente”.
Silvia Regina, do Conselho da Cidade, disse que o projeto valoriza Ilha Solteira como Estância Turística, pois está defendendo o uso do transporte não poluidor e o mais defendido atualmente que é o da bicicleta.
Willian Mantelo, que também é do Conselho da Cidade considerou que o melhor de tudo é a ampliação do projeto da ciclovia para todo o município, fazendo que num futuro breve Ilha Solteira possa ser conhecida como a Estância das Ciclovias.
O comerciante Joni Cesar da Silva Gonçalves cumprimentou o prefeito pela oportunidade de discutir o projeto e disse: “o que seria um problema vai ser solução”.
A Lúcia, da Lúcia Móveis, ficou entusiasmada e declarou: “fantástico, nossa cidade vai ficar muito bonita”.