Ilha Solteira vai comemorar Semana da Voz
Ilha Solteira - O Dia Nacional da Voz é comemorado em 16 de abril, mas durante a semana de 12 a 16, o Departamento Municipal de Saúde e alunos da Unesp estarão organizando vários eventos para alertar sobre a importância de se cuidar bem desse principal instrumento humano de relacionamento e comunicação social.
A Prefeitura Municipal de Ilha Solteira é a única da região Noroeste de São Paulo, a oferecer gratuitamente à população, serviços especializados de oftalmologia. O Centro Municipal de Reabilitação dos Distúrbios da Fala - CERDIF avalia, diagnostica e providencia tratamento dos pacientes.O trabalho permanente desses profissionais auxilia na solução de problemas detectados principalmente por professores da rede municipal de ensino.
No dia 12 o CERDIF vai promover encontro com mais de 300 gestantes, para orientar sobre a influência da mãe na altura e intensidade da voz de seus futuros filhos.
O CEREST- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, através de sua agente regional Ana Paula Tencarte, vai estar promovendo sensibilização de pessoas que executam profissões ligadas à voz e que dependem do bom funcionamento das cordas vocais para ganhar a vida.
Na lista estão professores, cantores, locutores, parlamentares e outros profissionais que se utilizam diariamente da voz e que geralmente esforçam as cordas vocais. Tencarte disse que para incentivar a reflexão sobre a voz, vai entregar a cada profissional, um kit com água, o lubrificante natural da voz e a maça, a fruta mais adequada para fortalecer as cortas vocais e exercitar a boca antes de falar ou cantar.
O Cerest também oferecerá folders ilustrativos com textos de orientação sobre maneiras de prevenir doenças relativas à voz.
Estudantes da Unesp também se prepararam para comemorar o Dia da Voz.
No dia 17 de abril, eles pretendem promover palestras com professores. No período da tarde, eles pretendem oferecer orientações na praça da Integração, porém com alguns atrativos como Coral da Unesp e Karaokê.