Maioria acata proposta do Executivo sobre gratificações
Kombi zero quilômetro para Saúde foi adquirida com recursos municipais - Encontro do prefeito, assessores e vereadores com os servidores que acataram mudanças no RET - Prefeito apresenta a nova Caminhonete da Equipe de Eletricistas - Servidores assinam documento acordando com a proposta do prefeito.
Prefeito é aplaudido ao final do encontro, e todos finalmente compreendem que a alternativa de Ilha Solteira é a melhor e mais justa para os servidores.
Ilha Solteira - O prefeito Edson Gomes e sua assessoria comemoraram no início da noite da última sexta-feira, a decisão da maioria dos servidores que recebe gratificação pelo RET- Regime Especial de Trabalho, em acatar a proposta do executivo de nivelar as gratificações em 50% do salário, com o dever do beneficiado cumprir 60 horas extras mensais de trabalho, ou 30% da jornada, como determina a lei.
Ao contrário do encontro anterior quando os servidores saíram descontentes da proposta, dessa vez o prefeito chegou ser aplaudido. A reunião que ocorreu nas dependências do Almoxarifado, foi solicitada pelos próprios servidores.
Edson Gomes disse que o principal efeito dessa mudança será o clima entre os funcionários que, na sua opinião deve ficar mais solidário. O pagamento do RET era limitado em 50% do salário, mas esse percentual era recebido apenas por 38% dos 163 profissionais beneficiados. A maioria recebia de 6% a 40%.
Pior de tudo era a falta de critério, pois para a mesma função, muita gente recebia gratificação diferenciada.
Com a nova proposta da prefeitura, que vem sendo apresentada também por exigência do Ministério Público, o prefeito Edson Gomes acredita que tenha se restabelecido a justiça e o direito. “Em muitos municípios da nossa região, o RET simplesmente foi eliminado, mas aqui nós mantivemos a gratificação dentro da lei”, afirmou o prefeito.
Férias e décimo terceiro
A assessoria jurídica do prefeito compareceu ao encontro, e esclareceu algumas dívidas como por exemplo: o benefício dos 50% adicionais do salário vai se repetir durante as férias e para efeito de pagamento do 13º. Salário.
Os servidores enfim, entenderam que a proposta realmente é a melhor alternativa. “Recebi telefonema de muitas de suas esposas, aprovando nossa proposta”, disse o prefeito.
O evento contou com o prestígio dos vereadores Luis Otávio, presidente do legislativo, Alberto dos Santos Júnior, Amarelinho e Soely Zinesi.
Aproveitando que estava no pátio da Prefeitura, o prefeito apresentou aos vereadores, dois novos veículos adquiridos com recursos do município. Um deles é uma caminhonete restaurada para uso da equipe de eletricistas da Prefeitura. O outro é uma perua Kombi Volkswagen para uso do Departamento Municipal de Saúde.