Segunda-feira, 12 maio 2025
 
Facebook

Unesp apresenta projeto para Laboratório de Piscicultura

Planta foi apresentada ao Prefeito, que também foi chamado a colaborar para liberação dos recursos necessários.

Ilha Solteria - O Campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em Ilha Solteira, já inscreveu no Ministério da Pesca, o primeiro grande projeto daquela instituição para estudo, reprodução, melhoramento genético e produção de espécies nativas do lago hidrelétrico de Ilha Solteira onde o rio Paraná é o principal tributário.

O “Laboratório de Ictiologia Neotropical”, como foi batizado pelos doutores pesquisadores Alexandre Ninhaus Silveira e Rosicleire Veríssimo Silveira que elaboraram o projeto, deve ser instalado às margens do lago da hidrelétrica de Ilha Solteira, na foz do Rio São José dos Dourados onde a Prefeitura de Ilha Solteira doou mais de 360 mil metros quadrados de terreno à universidade.

No local está projetada a construção de 162.674,02 m2 de edificação para instalação de toda estrutura de pesquisa e produção. Só com as obras estão previstos investimentos de R$ 8 milhões.

A planta foi apresentada recentemente ao prefeito Edson Gomes que elogiou a arquitetura obedecendo os desníveis naturais do solo e causando o menor impacto, uma vez que o deslocamento da superfície do solo será quase nulo.

Na lista das espécies que serão pesquisas para reprodução, estão o pacu, a piracanjuba, cascudo, dourado, pintado e piaussu. A finalidade, segundo os pesquisadores, é introduzir essas espécies, de maior coerência com a cultura nacional, e dar novas opções aos sistemas intensivos das fazendas de piscicultura em tanques redes.

Essa atividade, atualmente limitada à criação de tilápias, está em grande evolução. O Ministério da Pesca decretou os primeiros zoneamentos e já iniciou os leilões para concessão das fazendas aquículas. No Estado de São Paulo, o primeiro zoneamento está no Lago Hidrelétrico de Ilha Solteira, com superfície 12 vezes maior que a Baia da Guanabara.

O estudo que possibilitou o zoneamento foi feito pela Unesp de Ilha Solteira e custou mais de R$ 1,2 milhão, com recursos repassados pelo Governo Federal.

O prefeito Edson Gomes foi chamado pelos professores para colaborar politicamente, solicitando que os recursos para construção do laboratório sejam também liberados pelo Governo Federal. O projeto já está cadastrado no sistema nacional (Siconv 106014/2009).

Segundo Edson Gomes, a Prefeitura que já doou o terreno com apoio da Câmara Municipal, também vai se empenhar em Brasília e outras esferas, para permitir a concretização do projeto da Unesp. A primeira iniciativa será marcas para breve, uma audiência com o Ministro da Pesca, a qual deverá ser agendada pelo deputado federal Vadão Gomes.