Segunda-feira, 12 maio 2025
 
Facebook

Prefeitura vai garantir continuidade do Instituto Artístico

Ilha Solteira - O IEA - Instituto de Ensino Artístico de Ilha Solteira, com mais de 30 anos de existência na sociedade local, endereço histórico das adolescentes de classe média que aprendiam a tocar piano, por pouco não fechou as portas, segundo sua proprietária Gisele Gregori Casso.

A crise foi provocada, segundo ela, por causa das novas opções oferecidas como atrativos aos jovens e que acabaram competindo com o Instituto, como o próprio mundo da internet. “Para atrair novos alunos reduzimos o preço das mensalidades, mas chegamos ao impasse da receita não cobrir as despesas para pagamento dos professores”, disse Gisele.

“Tive medo de fechar as portas e acabar com um importante templo da nossa cultura artística e musical”, afirmou Gisele que também se sentiu aliviada após ouvir no Gabinete do Prefeito Edson Gomes, que a Prefeitura irá assumir a responsabilidade de manutenção do Instituto, em respeito à sua importância histórica e a necessidade do Departamento Municipal de Educação complementar o período escolar integral, com atividades de grande retorno cultural para os estudantes.

Ficou acertado com a diretora do instituto que os equipamentos que incluem pianos, violões, flautas e outros instrumentos musicais terão transferidos para o domínio da Prefeitura. O prefeito Edson Gomes disse que as 60 vagas disponíveis para cursos de música, serão ministrados por monitores remunerados pelo município através do Departamento de Cultura que também estará integrado ao projeto de revitalização do Instituto.

O maior mérito daquela escola de música é ter conquistado a regularização musical para outorga de titulação a quem aprende tocar piano.