Segunda-feira, 12 maio 2025
 
Facebook

Ilha comemorou Dia da Água

Diretoria Municipal de Habitação, Saneamento e Urbanismo ressalta o Dia Mundial da Água e sua importância para vida.

Ilha Solteira - Lembrado por todo o planeta, o dia 22 de março tornou-se o Dia Mundial da Água, data que deve ser lembrada por toda a humanidade para reflexão do que estamos fazendo para preservar este bem essencial à vida humana.

Muitas manifestações podem ser observadas nos meios de comunicação falando a importância da água em nossas vidas, como por exemplo: na higienização, fundamental na nossa fisiologia, na geração de energia elétrica, irrigação, nos processos industriais e na alimentação através dos rios, lagos e mares que mantém grandes quantidades de alimentos, tudo isto está relacionado diretamente à manutenção das nossas vidas.

Cuidados cada vez maiores estão sendo tomados pelos governantes, através da criação de leis que visam a preservação da água, mas só isto não é o suficiente, pois a simples cobrança da observação de leis, não dá condições plenas para preservação da água e da vida.

É preciso que todos tenham a consciência voltada para economia, para os atos que praticamos diariamente durante o banho, limpeza de louças, quando lavamos o carro, quando irrigamos as plantas do nosso jardim.

Com a prática racional do uso da água, imagine você e mais 160.000.000 de brasileiros economizando por exemplo 50 litros de água por dia, o valor em metros cúbicos que isto representaria e quantas pessoas esta quantidade de água manteria. É pra se pensar.

No Dia Mundial da Água o Departamento de Água e Esgoto promoveu através da química Patrícia Fonseca de Brito, palestras na Estação de Tratamento de Água denominada Recalque 3, para alunos das escolas municipais quando foi apresentado o funcionamento do Sistema de Tratamento de Água de Ilha Solteira, forma de captação, tratamento e distribuição da água à população, além de discussões sobre formas de economia e preservação.

Este trabalho que é realizado sistematicamente com alunos das redes municipais, estaduais e privada do município.