Segunda-feira, 12 maio 2025
 
Facebook

Ilha deve melhor acessibilidade nas praias

Ilha Solteira - O Governo do Estado deverá ajudar a Estância Turística de Ilha Solteira a desenvolver projeto para melhorar a acessibilidade de deficientes físicos às praias do município, às margens do rio Paraná, no lago hidrelétrico.

Uma equipe do Departamento Municipal de Segurança esteve recentemente na Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência e foi recebido pelo coordenador do projeto Marco Antônio Pellegrini. O governador José Serra lançou o Projeto Praia Para Todos, mas segundo Pellegrini a prioridade será para as praias do litoral, nessa primeira fase.

No entanto, os representantes de Ilha Solteira ( Gilmar Batista Soares, Renato Augusto Alves e Juliana Ferreira) relataram grande interesse de Ilha Solteira em oferecer acessibilidade com qualidade e segurança também nas suas praias.

O projeto prevê doação de cadeiras anfíbias no valor de R$ 2.000,00 cada uma. Elas possuem rodas que não afundam na areia e podem funcionar na água. Também faz parte do kit, tendas e passarelas emborrachadas, além da capacitação dos facilitadores, já que os cadeirantes não vão sozinhos para água, devido ao perigo de afogamento ou acidentes.

Também precisam ser providenciadas rampas de acesso, passarelas e calçadão com piso tátil, corrimão (com tarjas em Braille), quiosques, etc O prefeito Edson Gomes disse apoiar a iniciativa. O diretor de Turismo, Darley de Barros Junior colocou os funcionários à disposição para a realização de melhorias.

O projeto piloto tem o apoio dos Departamentos de Turismo, de Segurança e Trânsito, de Saúde e de Bem Estar Social. Conta também com o apoio da APAE.

“Isso é só o começo. Vamos tomar como exemplo a cidade de Socorro-SP, que levou acessibilidade até para os esportes radicais. Toda a cidade foi adaptada e capacitada para receber o deficiente, é isso que esperamos para Ilha Solteira”, disse Juliana Lacerda Ferreira, chefe do Departamento Municipal de Trânsito.