Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Ipem-SP verifica máquinas de lavar roupas e refrigeradores

Operação teve a finalidade de orientar e esclarecer dúvidas dos comerciantes  

                                   

Link do release: https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/menumobile-pai/sala-de-imprensa2/noticias2/noticias-2023mob/ipem-sp-verifica-maquinas-de-lavar-roupas-e-refrigeradores 

 Estado - O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade de proteção para o consumo, realizou no período de 15 a 18 de maio, verificação nas empresas que comercializam máquinas de lavar roupas e refrigeradores. A finalidade da ação foi verificar se os estabelecimentos estavam em conformidade com as normas estabelecidas pelo Inmetro, orientar e esclarecer dúvidas dos comerciantes.   

A ação ocorreu na capital, Cachoeira Paulista, Campinas, Indaiatuba, José Bonifácio, Marília, Mirassol, Piquete, Ribeirão Pires, São José do Rio Preto e Silveiras.  Ao todo foram fiscalizados 110 estabelecimentos comerciais, sendo 78 na capital e 32 no interior. Não foram encontradas irregularidades. 

Conforme normas do Inmetro, as máquinas de lavar roupas e refrigeradores devem ter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Além de fornecer informações sobre o consumo de energia, a etiqueta garante que o eletrodoméstico foi aprovado nos testes de segurança, de eficiência energética e de operação.  

A operação integra parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro, orienta os comerciantes dos eletrodomésticos sobre a importância de cumprir a regulamentação e garantir a segurança dos clientes. Em casos de irregularidades, os estabelecimentos serão orientados a corrigir os procedimentos.   

Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro

Segundo o Inmetro, o Plano Nacional de Vigilância de Mercado teve início no dia 11 de abril e conta com o apoio das superintendências do Instituto no Rio Grande do Sul (Surrs) e em Goiás (Surgo), e dos 24 órgãos delegados nos estados (Instituto de Pesos e Medidas – Ipem). Terá duração de 90 dias, com foco em 13 produtos, um por semana. 

Já foram verificados pouco mais de 1,6 milhão de produtos. Além de máquinas de lavar roupa e refrigeradores, já foram analisadas balanças, kits de GNV, capacetes, bombas de combustível e blocos cerâmicos simples, utilizados em obras, com aproximadamente 2% de irregularidades. O maior índice até o momento foi das balanças comerciais, com 8% contrariando o regulamento técnico. 

Denúncias  

Para fazer uma denúncia ao Ipem-SP, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone 0800 013 05 22, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acessar o site www.ipem.sp.gov.br  

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.  

Ipem-SP   

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou  www.ipem.sp.gov.br   

Siga o Ipem-SP­­­­­­­­­­­­­­­­­ nas redes sociais @ipemsp