Virada Cultural Paulista em Ilha Solteira é sucesso de público
Ilha Solteira - No último final de semana, o centro de Ilha Solteira tornou-se um verdadeiro palco de efervescência cultural com a realização da Virada Cultural Paulista. Foi grande o movimento entre a Praça da Integração e a Casa da Cultura Rachel Dossi entre os dias 30 e 31 de maio, com a circulação de um grande público interessado na programação da maratona, que incluiu dança, circo, cinema, stand up comedy e música. Segundo a Secretaria do Estado da Cultura, a soma de todo o público que prestigiou as 13 atrações da Virada Cultural em Ilha Solteira chega à marca de, aproximadamente, 58 mil pessoas. A Virada Cultural é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o SESC-SP, o MIS e a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.
A Praça da Integração, que sediou os shows musicais no palco externo, ficou lotada em todas as apresentações. O público vibrou com o reggae do grupo ilhense Naturaleasy, e também com o rap dançante de Lurdez da Luz. O pop rock romântico do grupo Ludov também agradou em cheio. E o grande destaque da noite de sábado foi o belo show de O Teatro Mágico, que encantou a plateia com uma graciosa mistura de artes.
No domingo, a praça lotou novamente, com os shows de Agnaldo Timóteo e Clube do Balanço. E o encerramento surpreendeu: mesmo com a chuva e o frio, o público compareceu ao show de Almir Sater. Debaixo dos guarda-chuvas que tomaram conta da Praça da Integração, a plateia se emocionou ao som de canções clássicas, como “Um Violeiro Toca” e “Trem do Pantanal”. Nos intervalos dos shows do palco externo, foram exibidos no telão os curtas-metragens “O Gigante” e “A Ilha”.
Já a Casa da Cultura Rachel Dossi, onde foram realizadas as apresentações do palco interno, não foi diferente. O local alcançou a lotação máxima em praticamente todas as apresentações. Pelo palco da Casa da Cultura passaram a KD Cia de Dança, com o espetáculo “Universo Transverso”; a Orquestra Jovem de Ilha Solteira; o humorista Rogério Vilela; a Orquestra Popular Caipira Urubupungá; e os Irmãos Sabatino, com o espetáculo circense “O Maior Artista da Terra”.
Sobre a Virada
A Virada Cultural Paulista é o maior evento simultâneo do interior e litoral de São Paulo. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as Prefeituras Municipais, o SESC – SP e o MIS (Museu da Imagem e do Som), o evento proporciona uma programação cultural gratuita e de qualidade em diversas cidades espalhadas por várias regiões do Estado, ao longo de 24 horas. Ilha Solteira é a única cidade com menos de 100 mil habitantes a receber a Virada Cultural, e promoveu o evento pelo segundo ano consecutivo.