Ponto MIS promove oficina de fotografia gratuita
Ilha Solteira - Na tarde da última terça-feira, 04, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, aconteceu a Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica. A atividade, comandada pela fotógrafa Melissa Szymanski, foi gratuita, oferecida pelo programa Ponto MIS.
A oficina mostrou aos participantes as regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Por meio de exemplos, os participantes conheceram a “regra dos terços”, a influência do ponto de vista no efeito desejado, o rompimento de paradigmas fotográficos, entre outros conceitos de grande importância para uma linguagem bem trabalhada. Em seguida, Melissa levou os participantes para a Praça da Integração, onde, munidos de câmeras fotográficas, puderam treinar os conceitos mostrados em aula.
Melissa Szymanski é formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, e se especializou na área de fotografia, realizando diversos cursos em Milão, na Accademia di Fotografia John Kaverdash, relacionados à moda, comportamento e estilo. Trabalhou na revista italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atualmente ministra cursos de fotografia em diversas instituições, na Faculdade Santa Marcelina, Escola São Paulo, Instituto Europeu de Design e foi coordenadora do Workshop de Fotografia “Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral Sob o Olhar da Fotografia”, pela Oficina Cultural do Estado de São Paulo/ Oficina Cultural Pagu.
Sobre o programa
O programa Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de bate-papo com os diretores dos filmes e oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. Todos os meses são oferecidos programas gratuitos. As sessões de cinema gratuitas estão temporariamente suspensas, em razão da reforma do Cine Paiaguás; já as oficinas acontecem uma vez ao mês, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.