Ponto MIS promove oficina gratuita de edição de cinema
Ilha Solteira - Estão abertas as inscrições para participar da Oficina de Edição, a atividade do mês de setembro promovido pelo programa Ponto MIS em Ilha Solteira. A oficina acontece no dia 22 de setembro, a partir das 13 horas, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Interessados devem ter 14 anos ou mais, e realizar sua inscrição previamente, na Fundação Cultural (Cine Paiaguás), em horário comercial.
Através de exposições e exemplos, o objetivo da oficina é fazer com que os alunos conheçam algumas das principais técnicas de edição e montagem de filmes. Assim, os participantes poderão distinguir as diferenças entre o clássico e o moderno, além de identificar funções específicas do corte e outras operações básicas na construção da narrativa e da estética cinematográficas.
O oficineiro é o diretor e montador André Francioli. Seu currículo como montador contempla curtas, médias e longas-metragens nos mais diversos gêneros, formatos e bitolas, abrangendo filmes experimentais, video-arte, ficções, animações, séries para a televisão e documentários autorais.
É professor de montagem da Academia Internacional de Cinema e atua há mais de 10 anos, e de modo pioneiro, em workshops de realização em vídeo digital, com experiências dentro e fora do Brasil. Dirigiu os curtas “3 Despertares”, “Quarto de Hospital”, “O Mundo Segundo Silvio Luiz”, “Veja & Ouça – Maria Baderna no Brasil”, “Aranhas Tropicais” e “Hai Kai Diamante”. Atua também como curador e galerista, dedicando-se a pesquisas e trabalhos dentro das artes visuais e da fotografia.
Sobre o programa
O programa Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de bate-papo com os diretores dos filmes e oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. Todos os meses são oferecidos programas gratuitos.