Festa Literária (FLIS) movimenta Ilha Solteira
Ilha Solteira - A 2ª FLIS – Festa Literária de Ilha Solteira continua oferecendo uma programação variada, que contempla várias vertentes culturais ligadas à literatura. O segundo dia do evento foi marcado pela realização de diversas oficinas e bate-papos, além de grande visitação à Feira de Livros, que segue funcionando no Cine Paiaguás.
Na última terça-feira (12), a FLIS teve inicio com a realização da oficina de percussão “O Tom do Som”, com o músico ilhense Bruno Nogueira. A atividade, que aconteceu na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, permitiu aos alunos presentes a oportunidade de conhecer os mais diversos tipos de instrumentos de percussão, como o bongô, o repique e o pandeiro. Bruno falou sobre a função da percussão na música, e também propôs atividades interativas, na qual os alunos faziam sons a partir de objetos simples, como um galão de plástico e um cabo de vassoura.
À tarde, o tema da FLIS 2014, Folclore, foi o assunto da oficina “O Folclore na Educação”, com as professoras Edilva Bandeira e Marimar Souza, e a jornalista Edilene Spitaletti. As oficineiras promoveram explanações diversas sobre o folclore brasileiro, fazendo uso de performances teatrais e vídeos. A ação também ocorreu na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.
O segundo dia da FLIS foi encerrado com dois eventos realizados em frente ao Cine Paiaguás. A noite começou com a apresentação dos alunos do Projeto Alegreto, uma ação de iniciação musical realizada pelo Centro Espírita Caibar Schutel, sob coordenação de Neiva Pagiolli. Em seguida, foi realizado um bate-papo com jornalistas de Ilha Solteira, que falaram sobre o tema “O Jornalista e as Possíveis Narrativas”. Participaram do encontro os jornalistas Douglas Cossi, do site Ilha de Notícias; Edilene Spitaletti, do site Ilha Cult; André Santana, do Departamento de Cultura de Ilha Solteira; Priscila Tinti, assessora da faculdade Uniesp; e Rafael Martins, proprietário do jornal Folha Cidade. A mediação foi da produtora cultural Fabiana Alves.
A FLIS 2014 continua até o próximo sábado, dia 16, com uma série de atividades, shows, palestras e atrações especiais. A Feira de Livros funciona todos os dias, das 8h às 22h. A FLIS conta ainda com uma área especial que propões jogos e atividades interativas com videogames, que funciona das 9h às 17h.
Feira de Livros
De 11 a 16 de agosto, das 8h às 22h, no Cine Paiaguás.
Exposição de Videogames
De 11 a 16 de agosto, no Cine Paiaguás.
Quarta-feira, 13 de agosto
20h – Palestra com o escritor João Silvério Trevisan - Local: Cine Paiaguás - 21h30 – Show “Púlpito Musical”, com Denis Sanches, Nilo Carvalho, Naturaleasy e Pirata da Ilha - Local: Em frente ao Cine Paiaguás.
Quinta-feira, 14 de agosto
9h – Oficina “Uma Viagem Audiovisual pelo Folclore Brasileiro”, com Edilene Spitaletti - Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaudriand- 14h – Apresentações musicais dos alunos das escolas municipais - Local: Casa da Cultura Rachel Dossi - 20h – Bate-papo com os escritores ilhenses Andrey Teixeira e Marimar Souza – mediação: Fabiana Alves - Local: Em frente ao Cine Paiaguás.
Sexta-feira, 15 de agosto
9h – “Contapete” – Contação de histórias e teatro, com Melissa Nascimento e Paulo Jordão - Local: Praça da Integração - 20h – Sarau Cultural – lançamento do CD “O Poder do Rap”, do grupo UzMuLkS Mc’s, apresentações de dança e música, declamação de poemas, leitura de textos, contação de “causos” e sorteio de livros - Local: Em frente ao Cine Paiaguás.
Sábado, 16 de agosto
17h – Discussão do livro “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Marquez, com o Clube de Leitura “Ler É Viver” - Local: Em frente ao Cine Paiaguás - 20h – “Luau Literário” com Biel, Djalma Djah e convidados - Local: Praça Monte Isola (na rotatória ao lado da Churrascaria Isagrill).