Terça-feira, 6 maio 2025
 
Facebook

Clube de Leitura promove passeios com integrantes

Ilha Solteira - Nestes dois anos de atividades, o Clube de Leitura “Ler É Viver” já leu e discutiu mais de 15 obras literárias, entre clássicos e publicações contemporâneas, que vão de “Inferno”, de Dan Brown, a “Terras do Sem Fim”, de Jorge Amado. Além disso, seus integrantes já se encontraram nos mais diversos pontos da cidade de Ilha Solteira. Desde o segundo semestre do ano passado, as reuniões mensais do Clube acontecem em lugares distintos, escolhidos pelos próprios membros do projeto.

“A princípio, os encontros aconteciam na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, onde o Clube de Leitura nasceu. Fizemos algumas reuniões fora de lá, mas apenas em datas especiais. No entanto, quando completamos um ano, sentimos que as reuniões em locais diferentes dava uma nova dinâmica às discussões, pois funcionava como uma confraternização entre amigos. As pessoas ficam mais à vontade para conversar sobre literatura. Assim, o próprio grupo sugeriu que variássemos os locais das reuniões”, explica Edilva Bandeira, coordenadora do Clube de Leitura.

Desde que o encontro mensal do Clube de Leitura passou a ser em lugares diferentes, vários locais já foram visitados pelos seus integrantes. “Nessas andanças já paramos no Restaurante Gabrielli, no Pátio Gourmet, no Armazém Café do Ilha Shopping, no Espaço Doçura e no Baruque Grill, local do nosso encontro mais recente”, enumera Edilva. A Biblioteca Pública não deixou de ser um dos locais apreciados pelo Clube, tanto que seus membros retornaram ao local recentemente. “Realizamos um delicioso regresso à Biblioteca na reunião do mês de abril. Todos os membros levaram comes e bebes e conversamos sobre o livro ‘A Sombra do Vento’ por horas”, explicou.

A próxima reunião do Clube de Leitura “Ler É Viver” também será num local diferente. O encontro será em frente ao Cine Paiaguás, durante a realização da 2ª FLIS (Festa Literária de Ilha Solteira), no dia 16 de agosto, às 17 horas. O livro escolhido para ser debatido na reunião é “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Marquez. As reuniões do Clube de Leitura são abertas, e qualquer interessado pode participar, mesmo que não tenha lido o livro. A Livraria Cabana de Ilha Solteira é parceira do projeto, e oferece descontos na compra da obra do mês aos membros do Clube.

O Clube de Leitura “Ler É Viver” é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura.