Segunda-feira, 5 maio 2025
 
Facebook

Prefeita Neusa Joanini é condenada por improbidade

Nova Independência – A 1ª Vara da Comarca de Andradina considerou procedente a ação do Ministério Público que condena a prefeita de Nova Independência, Neusa Joanini (PSDB) e seu esposo, ex-prefeito Valdemir Joanini por improbidade administrativa.

Neusa teria exercido cargo público em comissão durante a gestão de seu marido, configurando o crime de nepotismo. De acordo com o decreto, haverá a perda da função pública dos réus, além da suspensão por três anos de seus direitos políticos.

O juiz declarou que a realização de concurso para contratações é obrigatório e que, a nomeação de parentes é contrária aos princípios constitucionais da moralidade, revelando interesse particular ao gerir o maquinário público.

Tanto Neusa, quanto seu marido foram condenados também ao pagamento de multa, além do ressarcimento ao Tesouro Público do erário recebido em função do cargo. Ainda cabe recurso.

Nepotismo e Improbidade

O nepotismo caracteriza-se pelo favorecimento de parentes à nomeação de cargos públicos, já a improbidade ocorre quando há o desvirtuamento da Administração Pública, afrontando a ordem jurídica e democrática para obtenção de vantagens pessoais, desconsiderando os interesses da sociedade e do Estado.

Continuidade – Segundo comentários de servidores no município, Neusa Joanini continua a cometer nepotismo, mantendo um de seus filhos dentro da Prefeitura Municipal, inclusive com sala própria atuando praticamente como 2º mandatário.