Segunda-feira, 5 maio 2025
 
Facebook

Potabilidade: Justiça obriga prefeita a contratar químico

Nova Independência – De acordo com uma publicação divulgada esta semana através do diário oficial, a Prefeitura de Nova Independência foi condenada pela justiça, a contratar um profissional de Química para adequar e manter os padrões de potabilidade da água que é oferecida a população.

De acordo com o Ministério Público, além de não contar com profissional de química devidamente habilitado como responsável técnico pela captação, tratamento, controle de qualidade e distribuição de água para consumo humano. O setor de água e esgoto de Nova Independência tem realizado a distribuição de água que não atende aos padrões de potabilidade fixados pela legislação. Esta afirmação foi comprovada através de analises feitas pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses que apontaram teores de fluoreto fora dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Problemas também em Andradina

O setor de água e esgoto que foi concedido à empresa Águas de Andradina/Sabesp em 2010, também foi alvo de denuncias devido à má qualidade da água. No caso de Andradina a empresa responsável recebeu um prazo determinado pela justiça, para resolver de vez o problema.

Alguns meses já se passaram e as reclamações referentes à péssima qualidade da água disponibilizada pela empresa CAB/Sabesp continuam, além de queixas da falta de água, contas com valores absurdos e a falta de investimento na troca da tubulação antiga de amianto.