Terça-feira, 13 maio 2025
 
Facebook

Em Murutinga do Sul, Alckmin garante 100% de saneamento

(Fotos: Tiago Bonfim e Sérgio Nunes)

Governo do Estado faz investimento de R$ 4,2 milhões e DAEE realiza as obras de construção

Murutinga do Sul - Para a construção de uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em Murutinga do Sul - região de Araçatuba -, o governador Geraldo Alckmin assinou convênio de R$ 4,2 milhões, nesta terça-feira (20/08), juntamente com o secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr.; e o prefeito José Célio Campos.

A ETE do município terá capacidade para tratar 100% do esgoto doméstico, beneficiando mais de 3,2 mil moradores, população prevista para 2030. O governo paulista fará o investimento e as obras serão realizadas pelo DAEE, dentro do Programa Água Limpa, incluindo: a construção da estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização facultativa e maturação, duas estações elevatórias de esgoto, 270 metros de emissários de esgoto bruto, 2,8 mil metros de linha de recalque e 200 metros de emissário de esgoto tratado.

Este processo de tratamento, além de apresentar um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e uma eficiência compatível com a legislação ambiental. A ETE de Murutinga do Sul vai retirar aproximadamente cinco toneladas por mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no córrego Salto Alegre, revitalizando as bacias hidrográficas dos rios Tietê e Paraná. A ETE terá também um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

Há mais de 30 anos, Murutinga construiu uma estação de tratamento por meio de uma concessionária privada, mas esta já perdeu sua capacidade de saneamento.

O Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP. MAIS FOTOS