Murutinga: 1º mutirão de coleta de embalagens de agrotóxicos
Murutinga do Sul - Em parceria com a administração José Célio Campos, e Departamento do Meio Ambiente e Agricultura e Cati, será realizado em Murutinga do Sul o 1° Mutirão de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos e Resíduos de embalagens de inseticidas e agrotóxicos. A coleta será de materiais que se enquadram na categoria de resíduos perigosos por conterem substâncias químicas que modificam o ambiente nas suas mais diferentes formas de vida.
A falta dessa coleta compromete de forma definitiva a cadeia natural, influenciando diretamente a saúde da população, seja ela de qualquer nível social. Por isso, as embalagens de agrotóxicos vazias não podem ser deixadas na lavoura ou em qualquer lugar.
Para gerir o processo de destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos, estabelecido pela Lei Federal n° 9.974 de 06 de junho de 2000 que determinou as responsabilidades compartilhadas entre agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria e poder público quanto ao destino pós-consumo dessas embalagens, foi fundado, em 14 de dezembro de 2001, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), como uma maneira de atender as responsabilidades sobre a destinação das embalagens vazias dos agrotóxicos utilizadas pelos agricultores.
De acordo com esta Lei, os agricultores são responsáveis pela devolução das embalagens de agrotóxicos e seus componentes afins. Em seu art. 6°,§ 2°, diz que deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante, podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente.
Por isso, a Prefeitura Municipal de Murutinga do Sul, através dos Departamentos de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Cati realizará no dia 08 ao dia 31de Julho, o 1º mutirão de coleta de embalagens de agrotóxico direcionado a micro e pequenos produtores rurais.
Os produtores devem lavar (tríplice lavagem ou lavagem sob pressão) e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos. O local de recebimento será na Casa da Agricultura durante todo mês de julho de 2013. É fácil, é lei e é a resposta que a natureza precisa. Mais informação procure os Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente na Casa da Agricultura, ou ligue 3788 - 1131.