Terça-feira, 13 maio 2025
 
Facebook

Saúde faz 1ª audiência pública de 2013

Murutinga do Sul – Membros da comunidade, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, autoridades políticas e servidores municipais debateram ontem durante mais de 2 horas, em audiência pública, os gastos e investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Murutinga do Sul. A reunião havia sido convocada pela secretária Municipal de Saúde, Marli das Graças de Paula Lossávaro para apreciação dos Relatórios Financeiros e Operacionais da Área da Saúde do Município referente ao 1º Quadrimestre de 2013.

O aparente mal estar que paira sobre a cidade desde que o provedor da Santa Casa abandonou a provedoria sem prestar contas sobre a situação financeira do hospital foi um dos pontos altos da audiência.

O prefeito José Célio fez questão de relembrar que desde que assumiu a Prefeitura vem pedindo aos responsáveis que apresentem as contas do hospital, mas até agora não houve qualquer pronunciamento e ninguém sabe dizer de fato o quanto a irmandade deve. José Célio lembrou também que não tem autoridade nem para fechar e nem para abrir o hospital, mas que estaria disposto a ajudar a Diretoria caso a provedoria apresente um balancete com a prestação de contas. De acordo com informações oficiosas, a dívida da Santa Casa já passaria de R$ 2 milhões, e há a informação de que crescem o número de ações trabalhistas por falta de pagamento de salários e indenizações rescisórias.

Durante boa parte do tempo, a secretaria Municipal de Saúde demonstrou em painéis as ações que têm sido tomadas para garantir o atendimento básico à população. De acordo com os números, a administração já investiu em Saúde 20,02% do orçamento, ou seja, 5,02% a mais do que prevê a legislação. Atendimentos médicos e Programa Saúde da Família também foram destaques, mas também foi alvo de elogios a forma como a Unidade Básica de Saúde (UBS) tem conseguido atender os pacientes e solucionar os casos na própria cidade, sem precisar enviá-los para outros centros médicos.