Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Murutinga
Alunos fazem apresentação durante Conferência dos Direitos das Crianças que reuniu todas as autoridades de Murutinga do Sul preocupadas com esta questão
Murutinga do Sul - No último dia 20 aconteceu, nas dependências da Câmara Municipal de Murutinga do Sul, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Murutinga do Sul, tendo como tema: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.
O evento foi coordenado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e sua equipe, contando também com a presença de vários segmentos da municipalidade que são atores de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A presença imprescindível dos adolescentes da Escola Estadual Padre Anchieta fez com que o evento, sem dúvidas, ficasse mais rico.
Houve também a apresentação cultural do Projeto Espaço Amigo, trazendo uma encenação sobre a paz. A palestra e as discussões dos cinco eixos temáticos foram proferidas pelo conferencista Silvio Fachini, de São José do Rio Preto, que deixou todos os presentes esclarecidos sobre o que é uma Conferência e o porque, especificamente, dessa Conferência Municipal.
Foi um espaço para discussões urgentes que se fazem necessárias em nossa sociedade, sendo um momento de aprendizado e reflexão onde se discutiram politicas públicas para crianças e adolescentes, marcando instrumentos para o governo nas três esferas: municipal, estadual e federal, tendo a participação efetiva e direta dos adolescentes a fim de garantir a concretização de seus direitos.
,br>
Durante a conferência foram eleitos representantes da sociedade para a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No encerramento, a presidente ressaltou aos jovens que a preocupação social por eles e para eles estavam ali representado na Conferência através da presença marcada de quem realmente por eles se preocupavam.
O evento foi tido como um sucesso pelo CMDCA e pelo CRAS, que em avaliação posterior, fizeram uma leitura da Conferência de uma maneira muito positiva, onde os adolescentes foram peças fundamentais e essenciais para tal sucesso.