Prefeito é entrevistado na pesquisa do IBGE
Ilha Solteira terá 31 pessoas trabalhando pelo IBGE, sendo que 90% são estudantes e 10% moradores.
Ilha Solteira - A pesquisadora Simone Hiroski do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entrevistou o prefeito municipal da Estância Turística de Ilha Solteira, Edson Gomes. Ele foi um dos 10% dos entrevistados que oferecem informações mais detalhadas. No censo que começou segunda-feira em todo país e também em Ilha Solteira, 90% das entrevistas serão para levantamento de dados estatísticos e o restante farão parte de uma amostragem para informações mais específicas.
O grupo maior leva menos tempo para dar informações: cerca de 15 minutos. Já os informantes especiais, como o prefeito, levam até 45 minutos para responder às perguntas. Acompanha os recenciadores, um micro computador de cor azul.
Os pesquisadores, em Ilha Solteira, serão em número de 31 e todos serão identificados com uniforme, boné e crachá fixado na altura do peito. O prefeito disse que a colaboração de toda população será importante para toda nação.
Cláudia Noronha, agente censitária de Ilha Solteira, disse que o censo terá como data básica os dias 31 julho e 1º de agosto de 2010. Mesmo as pessoas que por ventura venham a falecer depois dessas datas, deverão ser inclusas no censo. Segundo Cláudia o IBGE vai precisar da ajuda da Prefeitura Municipal para chegar a todos os locais, inclusive na zona rural e nas ilhas, onde os locais são de difícil acesso. O prefeito Edson Gomes garantiu que a Prefeitura oferecerá toda infra-estrutura necessária para que o instituto realize de forma eficiente, todo trabalho de levantamento de informações.
O último censo demonstrou a Estância Turística de Ilha Solteira como uma cidade estagnada sob o ponto de vista de ampliação populacional, sendo que o número de idosos é ligeiramente mais elevado que na maioria dos municípios da região. O número de nascimentos também vinha se reduzindo em Ilha Solteira, mostrando uma tendência da estabilidade e equilíbrio populacional.
Daí a expectativa de que o número de habitantes, o principal fator de determinação da fatia de participação de Ilha Solteira na transferência do Fundo de Participação dos Municípios, deverá estar entre 26 mil e 29 mil habitantes.