Segunda-feira, 12 maio 2025
 
Facebook

Ministério vai lançar parques para tanques redes

Ilha Solteira - O Ministério da Pesca vai lançar no lago da hidrelétrica de Ilha Solteira, quase duas centenas de lotes para instalação de tanques redes, destinados a engorda de peixes. Boa parte dos lotes será entregue gratuitamente, com áreas de 1.500 metros quadrados de espelho d’água cada uma.

Outros lotes maiores, com 15 hectares, serão entregues em processo de licitação, com pagamento anual de uma taxa de uso, estimada em torno de R$ 600,00.

Para esclarecer sobre esses critérios de participação, o Departamento de Aqüicultura em Águas da União estará promovendo nessa quarta-feira às 18 horas, uma palestra com a técnica Flávia Tavares. O encontro, destinado a pescadores e ribeirinhos vai ocorrer no salão nobre do Centro Odontológico Municipal de Ilha Solteira.

Flávia Tavares disse que o Governo Federal vai contar com apoio da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira para promover o cadastramento das pessoas interessadas. O edital para distribuição dos lotes aquáticos será divulgado em maio e o zoneamento aquático foi elaborado por uma equipe de profissionais da Unesp.

Uma das vantagens dos lotes é que eles já vem com autorização do IBAMA para exploração da área com essa atividade.

Audiência com o Ministro

O prefeito municipal de Ilha Solteira disse que estará agendando em Brasília, encontro com o Ministro da Pesca, para viabilizar no município, a construção do Laboratório de Piscicultura da Unesp. A obra avaliada em R$ 5 milhões deverá promover a criação e reprodução de espécies nativas da bacia do Rio Paraná.