Quarta-feira, 30 abril 2025
 
Facebook

Prefeito Alceu Caetano tenta expulsar repórter de encontro ambiental

Prefeito Alceu - Moisés Eustáquio.

Prefeito foi notificado pelo Tribunal e Contas por não ter aberto licitação para contratar empresa responsável pela construção da lagoa de tratamento, emissários e estação elevatória.

Guaraçaí - Em um misto de revolta e ira, o prefeito Alceu Caetano [PSDB], deixou transparecer seu lado autoritário ao tentar expulsar o repórter e diretor do Jornal Impacto Regional, Moisés Eustáquio Oliveira, do encontro regional promovido nesta terça-feira pela Secretaria do Meio Ambiente, no Guaraçai Clube.

“Você é um oportunista”, afirmou Alceu, ao passar ao lado do repórter ao final do encontro. Na contrapartida, o diretor respondeu estar apenas fazendo seu trabalho e sugeriu ao prefeito que fizesse a parte dele. Não satisfeito, Alceu retornou do corredor por onde caminhava e, descontrolado emocionalmente, ameaçou chamar a polícia, mas recuou.

Na seqüência, ordenou que o repórter [único da imprensa regional presente para cobertura do encontro] deixasse o recinto, alegando não ter sido convidado.

“Esse é um evento público, organizado pelo Governo e vou permanecer aqui”, respondeu Oliveira, que a essa altura aguardava apenas registrar uma foto do prefeito de Castilho, Dr. Antônio Carlos Ribeiro com a principal autoridade na reunião.

Além de Dr. Antônio, o assessor Edemilson “Fom” e outro servidor da Prefeitura de Castilho presenciaram de perto o confronto verbal incitado por Alceu – que demonstrou falta de aptidão para lidar com a imprensa e situações negativas de seu segundo mandato.

“Quando se ocupa um cargo público é preciso estar preparado para receber críticas e a meu ver o prefeito de Guaraçai está fora desse contexto”, comentou o repórter.

“Acho que ele ficou irritado com indagações feitas na última edição do Impacto, na coluna Pulo do Gato, e a distribuição de exemplares no encontro. Na coluna perguntamos se a Administração havia aberto sindicância para apurar a agressão do diretor do Almoxarifado [genro do primo dele] a um munícipe idoso com mais de 80 anos”, comentou o diretor do Impacto.

Alceu notificado pelo TC

Em recente publicação no Diário Oficial, o Tribunal de Contas do Estado notificou o prefeito Alceu Cândido Caetano e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo – CODASP, por falhas na execução de serviços de terraplanagem e construção de estação de tratamento de esgoto (lagoa de tratamento, emissários e estação elevatória), com fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos.

Segundo o órgão, a empresa foi contratada por dispensa de licitação, em 20 de junho de 2006 e considerando as manifestações de seus órgãos, os responsáveis tinham prazo de 30 dias para tomarem conhecimento do teor dos autos e apresentem as alegações de seus interesses.

Com isso, o TC considerou prejudicado o pedido de prorrogação de prazo formulado por Alceu Caetano no expediente TC-320/015/09.

Foram citados no apontamento do TC, além do prefeito, o engenheiro José Bernardo Ortiz [presidente da Codasp], Mario Aparecido Bastasini [gerente Administrativo], José Roberto Perosa Ravagnani [presidente] Petrônio Pereira Lima [presidente e diretor de Operações] e Luiz Gonzaga [diretor de Operações], Edson Edinho Coelho Araujo [presidente].

Constam ainda na publicação os nomes dos advogados Fátima Aparecida dos Santos, Flávia Maria Palavéri Machado, Clayton Machado Valério da Silva e José Carlos Tagami Pereira.

Estrada

A reportagem do Impacto também está apurando denúncia de um comerciante – bastante prejudicado pela atual Administração de Guaraçai, conforme admitiu - de que a lagoa teria sido construída onde deveria passar uma estrada rural.

O autor dispõe de mapa com o projeto e já ingressou na Justiça para tentar defender seus direitos.