Domingo, 4 maio 2025
 
Facebook

Thauana Duarte fala sobre seus projetos para Nova Independência

A prefeita de Nova Independência, Thauana Duarte é a mais jovem do Estado de São Paulo, é solteira e afirmou que tem muitos sonhos para sua administração

Nova Independência – A prefeita Thauana da Silva Pereira Duarte (PSDB) tem 27 anos, é noiva de Thiago Joanini, aos 14 anos mudou-se para Nova Independência, é formada em enfermagem, trabalhou durante quatro anos como presidente do Fundo Social e concedeu entrevista exclusiva a jornalista Márcia Canevari, onde falou sobre sua primeira semana como chefe do Poder Executivo.

FR – Thauana você é solteira e está noiva, pretende se casar logo?

TD – Estou esperando ser pedida em casamento (risos). Sim, pretendemos nos casar logo mas agora como prefeita minha vida mudou muito e sei que serão quatro anos de muito trabalho e perseverança.

FR – Foi uma surpresa pra você ser eleita, ou você já esperava esse resultado?

TD – Eu esperava pelo trabalho que vinha realizando. Faz dez anos que trabalho em Nova Independência; comecei na saúde como enfermeira e depois no mandato da ex-prefeita Neusa Joanini trabalhei mais quatro anos como presidente do Fundo Social de Solidariedade. Nesse período fui muito atuante, conheço toda a população desde os mais humildes até os mais abastados. A antiga administração também foi muito boa e por isso a população decidiu que deveria dar continuidade e eu vou dar continuidade melhorando ainda mais o que já vinha sido feito.

FR – Mesmo tão jovem, percebe-se que você amadureceu nesses dez anos lidando diretamente com o público. Qual seu maior projeto para o seu mandato?

TD – Quando entrei na prefeitura foi como estagiária e foi assim que pude pagar minha faculdade. Trabalhei como auxiliar de farmácia, depois de formada atuei como enfermeira padrão. Quando a Neusa entrou trabalhei como coordenadora da Assistência Social, então eu sempre trabalhei em prol das pessoas mais carentes.

Quem estuda enfermagem, já sabe que terá uma vida dedicada a servir e eu também trabalhei no Cras com o intuito sempre de ajudar. Minha administração será voltada para a área social, saúde e educação em primeiro lugar. O país vive momentos de crise e 2017 será um ano difícil, mas nós administradores não podemos deixar que isso prejudique o atendimento, principalmente do público mais carente nas áreas de saúde, educação e da Promoção social.

FR – E como você pretende driblar a crise do desemprego?

TD – Aqui somos rodeados por duas grandes usinas de álcool e por uma grande empresa, a Citroplast. O papel do administrador é sempre incentivar essas empresas, mas eu também já estou em busca de uma que gere empregos para as mulheres, pois foi uma promessa minha de palanque e quero cumprir em breve.

FR – Sendo você uma prefeita do PSDB, o que os neo-independentes podem esperar de apoio do Governo do Estado?

TD – Eu espero uma parceria muito grande com o governador Geraldo Alckmin, que já esteve aqui em 2016 e já doou duas UBS – Unidade Básica de Saúde, sendo uma para a população em geral e a outra voltada exclusivamente para atender detentos do presídio (CDP) local.

FR – Quais os seus projetos para a Habitação e Educação?

TD – Na Habitação já temos uma área desmembrada com 128 lotes; estamos em estudo com o presidente da CEF para ver quais as possibilidades de construção de moradias no local, sendo o Casa paulista ou o Minha casa, Minha Vida., dependendo do que for melhor para o município. Na gestão passada foram feitas 104 casas que vamos entregar na semana que vem, pois o déficit habitacional acaba sendo alto devido aos funcionários das usinas residirem aqui.

Fizemos um pedido de uma creche, já temos o terreno, mas estamos aguardando a liberação do Governo do Estado. Meu projeto para a Educação é manter as crianças em tempo integral na escola, estudando meio período e o restante desenvolvendo na área do esporte. Criança desocupada acaba fazendo coisas erradas então o administrador tem que arrumar um jeito para tirar as crianças da rua. Já começamos a montar uma rotina diária com escola, aulas de espanhol, dança e futebol feminino, para ocupar a criança.

FR – Aparentemente Nova Independência é um município tranquilo. Qual o seu projeto na área da segurança pública?

TD – É um projeto que está no nosso Plano de Governo com a criação da Guarda Municipal. Com a chegada do CDP, vai ter delegado na cidade, mais policiamento e já temos que nos preparar para aumentar a segurança pública.

FR – Qual o seu projeto no combate ao Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus?

TD – No sábado passado (7), já fizemos um mutirão da saúde, recolhendo lote a lote todo entulho; sendo uma ação realizada todo sábado devido às chuvas e o calor intenso. O trabalho é feito com os caminhões da prefeitura e a equipe da saúde, passando rua a rua, fora isso temos as agentes de saúde que fazem o trabalho de prevenção por quadra diariamente, e ainda fazemos um trabalho de conscientização nas escolas, pois entendemos que o ser humano é o maior responsável pela proliferação do mosquito.

FR – As drogas vêm assolando jovens, destruindo os sonhos de muitas crianças e jovens. Você tem algum projeto nesse sentido?

TD – Esse é um projeto que vamos desenvolver nas escolas com palestras, atividades, trazer policiais, delegados, pessoas envolvidas com o combate às drogas, para orientar crianças e jovens. Você chega num local, vê jovens com bebidas, narguile, cigarros, são drogas lícitas mas que não podemos tratar com naturalidade, pois isso não é normal e temos que enfrentar o problema de frente, combatendo as drogas em todos os setores da nossa sociedade.

FR – Deixe uma mensagem ao povo de Nova Independência.

TD – Eu disse a semana passada ao deputado José Mentor (PT), que eu sendo a prefeita mais jovem do Estado, todos os olhares estão voltados para mim; vou fazer uma administração diferenciada, dinâmica, corpo a corpo como foi minha campanha e o crescimento da nossa cidade vai ser visível e o Jornal FOLHA REGIONAL vai voltar aqui para fazer uma reportagem de tudo o que foi construído positivamente na minha gestão.