100 Anos de Samba no Espaço Cultural Menino Jesus em Pereira Barreto
Pereira Barreto - A Orquestra de Sopros e Percussão Facmol recebe convidados para a celebração dos 100 anos de Samba com uma grande roda de samba. Dentro do projeto Sopros, Catira e Viola, no próximo dia 11 de junho, a partir das 18h00, o Espaço Cultural Menino Jesus abre suas portas para os grupos Pagode dos Amigos, Grupo Repercussão, Grupo Samba Nosso, Grupo Chega D Silêncio e Grupo Hoje eu Quero.
A Orquestra de Sopros e Percussão abre o evento com um repertório com composições de Sambistas Consagrados e Tradicionais, entre eles Zeca Pagodinho e Alcione. A noite segue com a apresentação dos convidados numa grande roda de samba.
Quando o samba surgiu no século XX, era marginalizado e rejeitado pelas elites, pois reunia músicos de morros e nas casas das famosas ‘tias baianas’, descendentes de escravos. Hoje é um dos ritmos mais populares do nosso país e referencia da diversidade musical e cultural brasileira. Lembrando Dorival Caymmi, em ‘Samba da Minha Terra’: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”.
O Bar Cultural do Espaço Cultural Menino Jesus estará vendendo bebidas e espetinhos.
O projeto 'Sopros, Catira e Viola" é realizado pela AERFAC - Associação Educacional e Recreativa Facmol, por meio do Proac Edital 38/2016, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Creche e Berçário Menino Jesus, Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, por meio dos Departamentos de Cultura.