Terça-feira, 6 maio 2025
 
Facebook

Clube de Leitura comemora a marca de 20 livros já lidos

Ilha Solteira - O Clube de Leitura “Ler É Viver”, de Ilha Solteira, entra no ano de 2015 registrando uma importante marca em sua história. Seus membros participarão, no dia 31 de janeiro de 2015, de um encontro especial, que vai celebrar a marca de 20 livros já lidos desde a fundação do Clube, em julho de 2012. A 20º obra é “Perto do Coração Selvagem”, de Clarice Lispector.

Coordenados pela professora Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários, os membros do Clube de Leitura já debateram as seguintes obras: “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen; “O Pacto”, de Joe Hill; “Terras do Sem-Fim”, de Jorge Amado; “Os 100 Melhores Contos Brasileiros do Século”; “A Batalha do Apocalipse”, de Eduardo Spohr; “Morte Súbita”, de J. K. Rowling; “Os 100 Melhores Poemas Brasileiros do Século”; “Geração Zero Zero”; “O Silêncio das Montanhas”, de Khaled Hosseini; “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert; “São Bernardo”, de Graciliano Ramos; “Caim”, de José Saramago; “Inferno”, de Dan Brown; “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón; “Os Catadores de Conchas”, de Rosamunde Pilcher; “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marquez; “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky; “O Oceano no Fim do Caminho”, de Neil Gaiman; e “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell.

O Clube de Leitura “Ler É Viver” nasceu durante a realização da oficina “A Importância dos Clássicos na Formação Humana”, ministrada por Edilva Bandeira por meio do Projeto Paiaguás de Oficinas Culturais, um programa desenvolvido pelo Departamento de Cultura de Ilha Solteira. Na ocasião, vários dos participantes manifestaram o desejo de criar um grupo que se reunisse uma vez ao mês para conversar a respeito de diferentes obras literárias.

A ideia foi levada adiante por Edilva, junto com Fabiana Alves e André Santana, funcionários do Departamento de Cultura e entusiastas do projeto, e recebeu total apoio de Nilson Miranda Nantes, Diretor de Cultura de Ilha Solteira. Desde então, o Clube tem se reunido mensalmente, inicialmente na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand e, depois, em diversos pontos da cidade. Os encontros acontecem sempre aos sábados, em data definida pelos próprios membros nas reuniões. Também são os próprios membros que votam nos títulos das próximas leituras do Clube. A Livraria Cabana é parceira do Clube de Leitura e oferece descontos na compra do livro do mês.

Qualquer pessoa interessada pode participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, bastando apenas comparecer aos encontros nos dias, horários e locais combinados. A próxima reunião será no dia 31 de janeiro de 2015, a partir das 17 horas, no Armazem Café e Chocolate, no Ilha Shopping.