Segunda-feira, 5 maio 2025
 
Facebook

Nova Independência transporta universitários em Van da Saúde

Nova Independência - Uma Van da Saúde – que deveria ser usada exclusivamente para transporte de pacientes de Nova Independência, foi flagrada ontem transportando alunos para a faculdade de Tupi Paulista. A reportagem flagrou o exato momento que o veículo parou para embarque dos alunos. O fato ocorreu na noite de segunda-feira,07 de abril.

O responsável pelo setor das Ambulâncias de Nova Independência, que atendeu pelo nome de Rafael, confirmou à reportagem o uso do veículo para transportar os universitários. “Foi um caso extremo porque o veículo deles (alunos) estava na oficina. Não é sempre que isso ocorre não, só quando precisam”, disse Rafael. Ele também garantiu que o fato da Van ter levado estudantes para Tupi Paulista, não atrapalhou o atendimento aos pacientes. “Nós temos mais três ambulâncias agora”, justificou.

Constante

Há pelo menos dois meses a prefeitura de Nova Independência vem tendo problemas com a empresa responsável em transportar universitários para as cidades de Tupi Paulista e Dracena. Aparentemente por falta de manutenção, várias vezes o veículo contratado apresentou problemas no trajeto, deixando alunos literalmente a pé. Em uma das situações rodou vários quilômetros com pneu estourado, assustando os estudantes. Depois de diversos problemas, o transporte foi substituído por duas vans, mas uma delas também apresentou problemas.

Polêmica

A reportagem acima do jornalista Sidnei Ferreira, causou polêmica nas redes sociais, inclusive com maioria defendendo a prática, que é proibida, talvez por medo de perder o meio de transporte gratuito. Veja abaixo alguns comentários no facebook.

Wagner Ricardo: “Já pensou Sidnei Ferreira se estes alunos pegam uma hepatite ou outras doenças?”

Jose Henrique: “Ta errado, se empresa não tem condições de cumprir o contrato, anula ele e acabou. Agora ficar desviando veiculo da "saúde" pra "Educação", isso é ilegal. Também chama-se incapacidade administrativa. Não ta dando conta senhor Prefeito ou Prefeita. Pede a conta!

Aline Gupo Sampaio: “Acho que os alunos deveriam pagar o transporte. E sobre pegar doenças acho que não há esse risco pois, não é uma ambulância e sim uma van que transporta munícipes para consultas e exames em outras cidades.”

Erix Suzuki: “Em todas as cidades de nossa região as prefeituras não fornecem transporte gratuito para alunos universitários acho que em Nova Independência deveria ser assim, pois além de oferecer transporte gratuito estão reclamando, Castilho que e uma cidade com muito mais recurso apenas oferece auxílio transporte a alunos de baixa renda, acho que deveria fazer o mesmo em Nova Independência , isso e apenas meu ponto de vista.”

Camila Gomes: “Só em nova independência mesmo pra ter transporte gratuito e o pessoal ainda achar ruim, quem não esta gostando que frete uma van ou vá de carro oras!”

José Carlos Bossolan: “Só para colaborar com a análise, insta ressaltar que a Constituição Federal de 1998, estabelece parâmetros para o transporte escolar, principalmente no artigo 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

I - ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II – progressiva universalização do ensino médio gratuito;
III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
V – acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VI – oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
VII - atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

§ 1º - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo
§ 2º - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
Já no "artigo 211, § 1º A união organizará o sistema federal de ensino e o dos Territorios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

§ 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
§ 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
Sidnei Ferreira: “Em Castilho o transporte ainda é gratuito a todos os alunos...100%, embora haja sim um diz-qui-me-diz que deve ser cortado. Agora a questão é o seguinte...não é porque esta sendo 'de graça', que os alunos devem ser transportados de qualquer maneira...e pior ainda é desviar veículo de um setor para socorrer outro. Descobrir um santo para cobrir outro...tá errado. Assim como tá errado também o município usar veículo da Educação para transportar universitários e as razões para isso já foram muito bem fundamentadas pelo ex-assessor de Imprensa da prefeitura de Nova Independência, José Carlos Bossolan.

Ricardo Bodinho: "O negocio Michael Ducatti e que isso é tudo questão de picuinha política quando cheguei aqui nessa cidade me lembro que o transporte escolar era feito por um caminhão F4000, algumas kombis e um ônibus caindo aos pedaços e não se via ninguém reclamando agora por causa de picuinha política algumas pessoas ficam reclamando. Se eu fosse o prefeito tiraria a condução e deixaria que cada um custeasse seu transporte, deixo claro que isso não é pra todos que usam esse transporte mais sim pra aqueles que usam e ainda ficam reclamando de barriga cheia..."

As discussões não pararam por aqui, pois muitos municipes e usuários do transporte escolar também expressaram suas opiniões nas redes sociais.