José Célio inicia “Frente de Trabalho” em Murutinga do Sul
Murutinga do Sul – Teve inicio na quinta-feira (03), pela primeira vez a "Frente de Trabalho”. O Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, que foi criado em 08 de junho de 1999 e também é conhecido como Frente de Trabalho, proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Isso é feito por meio de atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.
Mais de 450 mil pessoas foram beneficiadas pela Frente de Trabalho. Público alvo são os Trabalhadores de todo o Estado São Paulo desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no Estado. Funciona para o bolsista da Frente de Trabalho que permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização. A participação no programa não representa vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional.
O projeto foi implantado no Município graças aos esforços do deputado federal João Dado (Partido Solidariedade) que não mediu esforços para encaminhar requerimento com a intenção de Murutinga participar do projeto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo. Vale ressaltar também o empenho do Vereador Wilson Matiolli junto ao deputado.
José Célio Campos assinou convenio no dia 20 de março de 2014, que tornará pública a abertura das inscrições, mediante publicação. Na ocasião o Deputado federal Paulinho da Força (do Partido Solidariedade) esteve representado por seu filho Alexandre Pereira que também mostrou empenho para a importante conquista. O município de Murutinga do sul esteve representado pelo Prefeito José Célio Campos na companhia do presidente da comissão provisória do Partido Solidariedade em Murutinga do sul, Divino de Lima.
Conforme José Célio Campos, Murutinga do sul recebe o programa pela primeira vez na sua historia, que salientou que, o benefício tem um alcance social importante, pois os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais.
Os participantes prestam serviços de interesse local (quatro dias da semana – 6h/dia) e frequentam o curso de qualificação profissional, um dia por semana. São 150 horas de capacitação. Uma comissão fiscalizadora do município, ira fiscalizar os trabalhadores lotados em departamentos municipais. Mensalmente é enviado relatório a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.
Murutinga teve 98 inscritos e obteve 30 selecionados que se reuniram na cidade de Mirandópolis com os selecionados dos outros Municípios participantes do projeto. Em Murutinga do Sul apenas duas pessoas desistiram do programa, pois, foram contratados para trabalhar em uma empresa da região.
“Sem duvida Murutinga do Sul esta cumprindo seu papel social na geração de emprego e qualificação das pessoas como é a nossa proposta”, finalizou o prefeito José Célio.