Segunda-feira, 5 maio 2025
 
Facebook

Prefeita Neusa e “primeiro damo” são condenados por nepotismo

Nova Independência – A prefeita Neusa Lopes Joanini (PSDB) e seu marido, o ex-prefeito Valdemir Joanini, foram condenados por pelo crime de nepotismo. No último dia 4 de fevereiro, foi publicada a sentença de uma Ação Civil Pública, condenando a atual prefeita e seu marido, apelidado por munícipes de “primeiro damo”, por estar constantemente ao lado da esposa em eventos e também dentro da Prefeitura Municipal. Valdemir teria contratado a própria esposa para cargo em comissão, caracterizando nepotismo. O casal foi punido com a perda de direitos políticos e a devolução dos vencimentos pagos na época, dentre outras sansões.

A sentença foi publicada truncada no site do Tribunal de Justiça, onde somente é acessada a primeira página, sendo o referido Processo correndo na 1a. Vara da Comarca de Andradina sentenciada pelo juiz de Direito Dr. Douglas Borges da Silva. Ela foi nomeada para um cargo em comissão pelo marido.

Sentença

Neusa Lopes Joanini também responde a um processo de falsidade ideológica, onde tentou entrar num concurso com documentação com seu nome de solteira, ou seja, sem o sobrenome do então prefeito “Joanini”, tentando descaracterizar o parentesco. A reportagem não sabe se a condenação acima citada esta relacionada ao mesmo Processo, que teve o Acórdão publicado parcialmente pelo TJ.