Murutinga: Zé Célio assina convênio do programa "Água é Vida"
Murutinga do Sul - O prefeito de Murutinga do Sul José Celio Campos participou no inicio do mês de novembro, de uma reunião na Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. Ao lado do secretário Edson Giriboni, Zé Celio assinou o convênio do programa Água é Vida, que visa o abastecimento de água e esgotamento sanitário para localidades de pequeno porte predominantemente ocupadas por populações de baixa renda.
O investimento do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos para o tratamento de esgotos somente nesse programa é de R$ 12,1 milhões, beneficiando 29 mil pessoas diretamente nesta primeira fase. A solução encontrada para resolver o problema do esgotamento sanitário em comunidades distantes dos centros urbanos é a implantação de unidades sanitárias individuais (USI).
Segundo o prefeito José Celio, a iniciativa do governo do Estado vem ampliar a oferta de água para as populações carentes. “São alternativas de suprimento de água e esgoto que com certeza vão melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas”, diz Campos.
Além de Itapeva, vários outros municípios da região foram contemplados.
O prefeito José Celio disse que Nesta primeira etapa, o programa será implantado em 32 municípios e 83 comunidades, no entanto, o programa instituído pelo decreto 57.479 de 1º de novembro de 2011, vislumbra atender cerca de 400 mil domicílios do estado até 2015. O investimento do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos somente nesse programa é de R$ 12,1 milhões, beneficiando 29 mil pessoas diretamente nesta primeira fase.
Para o prefeito José Celio Campos, os investimentos em saneamento básico beneficiará a cidade de Murutinga, assim como toda a região, que continua recebendo investimentos na área de saúde pública. Queremos esvaziar nossas enfermarias de problemas com doenças hídricas. Vamos baixar ainda mais nossos índices de mortalidade infantil. A vida não tem preço, mas saúde tem custo e nós podemos encarar esses custos, disse.
A solução encontrada para resolver o problema do esgotamento sanitário em comunidades distantes dos centros urbanos é a implantação de unidades sanitárias individuais (USI).
O Água é Vida é uma conquista da saúde, do saneamento, do meio ambiente. Toda família do Estado de São Paulo tem o direito de ter água e esgoto tratado. A família que mora em um bairro na zona rural de Murutinga do Sul tem o mesmo direito que uma família que mora em um bairro da capital.
O nosso Estado vem sofrendo com o exôdo rural e ações como estas permitem que possamos começar a dar condições dignas de vida para quem mora nos locais mais distantes. É um grande passo para a universalização do saneamento no Estado de São Paulo", afirma o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Murutinga do Sul (Henrique Neto – Assessor de Imprensa)